O Brasil é dono dos maiores mananciais de água doce da
terra, mas também um dos campeões em desperdício: Cada brasileiro consume 300
litros de água por dia e segundo a Organização Mundial de Saúde, metade disso
seria suficiente para o consumo humano. Além disso, boa parte dos reservatórios
estão contaminados, sobretudo nas zonas mais populosas.
A água é um recurso
natural de valor inestimável, ela é indispensável à sobrevivência dos seres
vivos, mas a água pode acabar. Quando as chuvas diminuem o homem sente as
consequências de viver em um ambiente com pouca ou quase nenhuma água, os
animais morrem, as plantações não vingam e todos são afetados. É preciso
economizar para proteger o meio ambiente e colaborar para que não falte água.
A
educação tem um papel fundamental na formação de seres conscientes e
responsáveis pelo meio em que vivem. Iniciar essa formação já na Educação
Infantil torna-se necessário, principalmente diante do momento atual em que a
nossa região possa por um período de grandes dificuldades em relação à escassez
de água.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil, a partir de alguns
questionamentos a respeito de tais fenômenos, as crianças poderão refletir
sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a
relação que o homem estabelece com ela, o que lhe possibilitará, entre outra
coisas, ampliar seus conhecimentos, rever e reformular as explicações que
possuem sobre
Tendo
consciência da importância da água para a vida de todos os seres vivos e
percebendo a diminuição desse líquido precioso, devido à escassez de chuvas em
nossa região, poluição e desperdício frequente deste recurso natural,
escolhemos essa temática objetivando sensibilizar as crianças para um melhor uso
da água e preservação do meio, através do projeto: Meio Ambiente: a importância
da água para nossas vidas, como forma de incentivar, valorizar e preservar
o meio ambiente.
Visita ao Açúde Público de Cruzeta
Meio
Ambiente: A importância da água para nossas vidas.
Justificativa:
A água é um recurso
natural de valor inestimável, ela é indispensável à sobrevivência dos seres
vivos, mas a água pode acabar. Quando as chuvas diminuem o homem sente as
consequências de viver em um ambiente com pouca ou quase nenhuma água, os
animais morrem, as plantações não vingam e todos são afetados. É preciso
economizar para proteger o meio ambiente e colaborar para que não falte água.
Tendo
consciência da importância da água para a vida de todos os seres vivos e
percebendo a diminuição desse líquido precioso, devido à escassez de chuvas em
nossa região, poluição e desperdício frequente deste recurso natural,
escolhemos essa temática objetivando sensibilizar as crianças para um melhor uso
da água e preservação do meio, através do projeto: Meio Ambiente: a importância
da água para nossas vidas, como forma de incentivar, valorizar e preservar
o meio ambiente.
Objetivo
Geral:
Cuidar do meio
ambiente, através de ações favoráveis a preservação da água realizadas pelas
crianças, pais e comunidade escolar quanto a importância de economizar a água e
minimizar os impactos causados ao ambiente pelo homem.
Conteúdos:
Linguagem
oral e escrita:
v Socialização dos
acontecimentos do final de semana;
v Fatos do
cotidiano;
v Ampliação do
vocabulário;
v Leitura
(paisagens, imagens, gravuras, letras e do próprio nome);
v Gêneros
textuais;
v Rabiscos;
v Desenhos
espontâneos e dirigidos;
·
Relatar
experiências exercitando a linguagem oral.
·
Desenvolver
as percepções sensoriais, a linguagem oral e escrita.
·
Vivenciais
em situações que as crianças leiam, ainda que não façam de maneira
convencional;
·
Identificar
e reconhecer a origem e a letra inicial de seu nome,
·
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se
faz necessária e do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Matemática:
v Contagem oral
das crianças e de objetos;
v As cores;
v Conceitos
matemáticos, (alto/ baixo, perto/ longe, em cima/ em baixo, devagar/ rápido,
aberto/ fechado, quente/frio, cheio/ vazio).
·
Exercitar
a contagem oral seqüenciada dos numerais.
·
Desenvolver
o raciocínio lógico.
·
Reconhecer
e valorizar os números, as noções de quantidade, de tempo, espaço e como ferramentas necessárias no seu
cotidiano.
Natureza
e |Sociedade:
v A importância da
água no meio ambiente;
v Classificação
dos animais;
v Árvores
frutíferas;
v Os tipos de
plantas e como cuidar dela;
v Cuidados com o
lixo.
v Dia das mães;
v Semana Nacional
do Meio Ambiente;
v Festa Juninas;
·
Despertar
na criança a importância de economizar água.
·
Mostrar
às crianças as diversas utilizações da água.
·
Conhecer
a importância da água para o meio ambiente.
·
Perceber
a existência de várias espécies de animais e suas características;
·
Conhecer
variadas espécies de plantas e árvores;
·
Despertar
na criança o interesse em cuidar das plantas e sua preservação no meio
ambiente.
·
Perceber
a relevância das festividades juninas como produto cultural da cidade;
Formação
Social:
v Regras de
Convivência;
v Identificação de
situações de risco no ambiente
v Os valores
sociais;
·
Perceber
a importância do respeito mútuo através da construção dos combinados para o
convívio social,
Artes
Visuais:
v Pinturas;
v Dobraduras;
v Colagens;
v Desenhos Livres
e dirigidos;
·
Possibilitar
a criança utilizar diversos materiais concretos como: papel, tinta, giz de cera
entre outros.
Musica:
v Cantigas de
rodas;
v Canções
diversas;
v Participação em
brincadeiras e jogos cantados;
v Dramatização.
·
Brincar
com a música, imitando e inventando criações musicais,
·
Ouvir,
perceber e discriminar eventos diversos e fontes sonoras.
Movimento:
v
Expressão
de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas corporais de
linguagens,
v
Exploração
de diferentes posturas corporais como sentar-se em diferentes inclinações,
deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiando nas pontas dos pés com e
sem ajuda,
v
Ampliação
progressiva de destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade
constante de arrastar-se, rolar, andar, correr, saltar entre outras.
·
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras.
Metodologia:
O
processo de educação ambiental exige dos professores, uma tarefa didática e
pedagógica, que motive as crianças a ações práticas, ativa e efetiva no sentido
da qualidade e proteção do ambiente em que vivem, através de acesso a várias informações e
diferentes experiências como: cartaz, pesquisa, musica, e pequenos textos,
construção de murais coletivos, desenhos livres e direcionados, pinturas
diversas, recorte e colagem, aula- passeio, jogos e brincadeiras, contação de
historias, entre outras.
Avaliação:
Ocorrerá
continua, através de observação e registro dos relatos prévios das crianças,
empenho e envolvimento nas atividades propostas, bem como a ampliação dos
conhecimentos adquiridos.
JOSINETE E JOSY NA FESTA PARA MÃES. |
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