I
– Justificativa:
A Escola é um espaço
privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na
formação de valores, hábitos e estilos saudáveis, entre eles o de alimentação.
A alimentação é um dos
fatores de maior importância que influenciam no crescimento e desenvolvimento
da criança e na preservação de sua saúde. É fundamental a construção de bons
hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação rica em
fibras, proteínas, vitaminas, ferro e cálcio.
Nesse contexto, o
projeto: ALIMENTAÇÃO: BRINCANDO E
CONSTRUINDO BONS HÁBITOS ALIMENTARES objetiva
incentivar as crianças e a sua família a adquirir hábitos alimentares saudáveis
de modo lúdico e prazeroso.
II
– Objetivo Geral:
Construir
de forma lúdica hábitos alimentares saudáveis no dia a dia das crianças, para
seu bom desenvolvimento físico e mental.
III
– Metodologia
A
metodologia utilizada para a realização desse projeto se valerá de contação de
história, pseudoleitura e leitura de textos e de imagens, dramatizações,
vídeos, brincadeiras, confecções de cartazes, recorte e colagem, jogos, aula
passeios, pesquisa, música entre outras atividades.
IV
– Avaliação:
A
avaliação desse projeto será mediante observações contínuas, registros e fichas
avaliativas.
V – Conteúdos:
V.
1
- Linguagem oral e escrita:
- Oralidade,
- Novidades
do final de semana,
- Relatos de
convivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano,
- Leitura de
imagens e objetos,
- Conversas
informais e formais,
- Escrita do
próprio nome e de palavras trabalhadas,
- Ditado
figurado,
- Diversidade
de gêneros textuais (contos, poemas, músicas, palavras, frases entre
outros.),
- Caravana da
leitura: poesias e músicas de Vinícius de Moraes.
·
Desenvolver a oralidade através de
relatos de experiências.
·
Conhecer a história de Vinícius de
Moraes, suas músicas e poesias.
·
Proporcionar diversos tipos de leitura.
V. 2- Matemática:
1.
Contagem oral,
2.
Noção de quantidade,
3.
Cores, formas e texturas,
4.
Conceitos matemáticos (alto, baixo; dentro, fora; grande, pequeno; muito,
pouco; fino, grosso; magro, gordo; rápido, devagar; entre outros.);
5.
Os números,
6.
Formas geométricas.
·
Realizar diferentes procedimentos para
exploração de diversos conceitos matemáticos.
·
Possibilitar situações em que os números
e formas geométricas sejam instrumentos necessários ao cotidiano.
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras
e nas quais as crianças reconheçam sua importância.
V.
3- Natureza e sociedade:
1. Plantas e árvores frutíferas,
2. Higiene, limpeza e aspectos pessoais
dos alimentos,
3. Alimentos saudáveis,
4. Dia da vovó – 26/07,
5. Dia dos pais,
6. Dia do Estudante – 11/08,
7. Folclore – 22/08,
8. Semana da pátria,
9. Meios de transporte.
·
Conhecer diferentes tipos de alimentos,
·
Valorizar uma boa alimentação,
·
Adquirir hábitos para uma boa
alimentação,
·
Reconhecer os alimentos que faz bem à
nossa saúde,
·
Identificar cores, textura e os
diferentes sabores de alimentos,
·
Conhecer a necessidade da higienização
dos alimentos e das mãos,
·
Classificar e diferenciar os legumes,
frutas e verduras,
·
Estabelecer as diferenças entre doce,
salgado e azedo,
·
Identificar alguns meios de transportes,
·
Valorizar as datas mais significativas
do bimestre.
V.
4- Formação Pessoal:
1. Regras de convivência,
2. Boas maneiras,
3. Respeito a diferenças.
4. Autoestima
·
Demonstrar a importância das gentilezas
e regras no cotidiano para uma boa convivência em sociedade;
·
Reconhecer a necessidade de conviver com
as diferenças;
·
Valorizar as qualidades de cada um,
possibilitando uma maior autoestima.
V.
5-Arte visual:
1. Manipulação de materiais como: papel,
tinta, lápis, pincel entre outros,
2. Pinturas,
3. Dobraduras,
4. Colagens,
5. Desenhos.
6. Modelagem
·
Despertar o gosto e o prazer pelo fazer
artístico a partir de pinturas, desenhos, colagens, entre outros;
·
Utilizar de vários instrumentos que
possibilitem maior interesse pela arte.
V.
6- Música:
1. Cantigas de rodas,
2. Ouvir, cantar e gesticular músicas,
3. Participação em brincadeiras e jogos
cantados.
·
Apreciar os diversos gêneros e ritmos musicais;
·
Utilizar a música como forma de
interação em variados contextos ( brincadeira, jogos cantados, entre outros).
V.
7- Movimento:
1. Expressão de sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturas corporais de linguagens,
2. Exploração de diferentes posturas
corporais como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes
posições, ficar ereto apoiando nas pontas dos pés com e sem ajuda,
3. Ampliação progressiva de destreza
para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se,
rolar, andar, correr, saltar entre outras.
4. Lateralidade
- Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação.
·
Utilizar a brincadeira como forma de
ampliar as possibilidades de deslocar-se no espaço.
·
Estabelecer relações de lateralidade nas
mais variadas situações de integração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário