JUSTIFICATIVA
Existem muitas formas de conceber
e trabalhar com a matemática na Educação Infantil, pois ela está presente na
arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o seu
pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. A criança aprende muito de
matemática sem que o adulto precise ensiná-lo. São muitos os conceitos que
podem ser trabalhados, entre eles: coisas iguais e diferentes, organização,
relações entre os números e o que eles representam, tamanho dos objetos, formas
geométricas, ocupação de espaços e assim,
vivenciam a matemática.
Mediante observações sobre as
práticas pedagógicas realizadas com os conteúdos do eixo matemática, sentiu-se
a necessidade de elaborar o projeto “BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA”, com o intuito de
desenvolver variadas ideias matemáticas que estimulem diferentes formas de
pensamento lógico, tendo em vista a presença e relevância dessa área no nosso
cotidiano, de forma lúdica e prazerosa.
OBJETIVO
GERAL: Proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a
capacidade de estabelecer relações matemáticas presentes no seu cotidiano de
forma lúdica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender as relações entre dia, semana, mês e ano;
·
Identificar pontos de referências para situar-se no
espaço;
·
Construir o significado de números a partir dos seus
diferentes usos no contexto social;
·
Identificar regularidades na série numérica para
nomear, ler e escrever alguns números;
·
Utilizar estratégias pessoais para identificar números
em situações que envolvam contagem;
·
Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e
as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano;
·
Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em
situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade, usando noções
simples de cálculo mental com instrumento para resolver problemas;
·
Conhecer os números nos diferentes contextos;
·
Respeitar e aceitar as diferenças entre as pessoas;
·
Participar de atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua
comunidade e de outros grupos;
·
Reconhecer os diferentes meios de transportes;
·
Participar de variadas situações de comunicação oral
interagindo e expressando suas ideias, necessidades e sentimentos;
·
Comemorar datas significativas no bimestre.
·
Estimular o gosto e o prazer pelo fazer artístico,
através de pintura, músicas, danças, dramatizações, entre outros;
·
Participar de situações de leitura de diferentes gêneros;
·
Perceber a importância do respeito mútuo através da
construção de combinados, para o convívio social.
·
Explorar as mais diversas sensações e ritmos corporais
através de brincadeiras e jogos.
CONTEÚDOS
1.
Linguagem
oral e escrita:
1.1.
Oralidade e Escrita
·
Novidades do final de semana;
·
Rodas de conversa ( relato de experiências vivenciadas);
·
Diversidade de gêneros textuais ( contos, poemas,
músicas, palavras, frases);
·
Desenhos espontâneos e direcionados;
·
Escrita do próprio nome e de palavras trabalhadas;
·
Atividades envolvendo a escrita convencional e
espontânea ( produções de textos, listagens, escrita de palavras).
2-
Matemática
·
Utilização da contagem oral nas brincadeiras e
em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·
Noção de quantidade;
·
Formas
geométricas;
·
Utilização de
noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver situações e
problemas do cotidiano;
·
Identificação de
números nos diferentes contextos em que se encontram;
·
Exploração de
diferentes procedimentos para comparar grandezas;
·
Noções de tempo
(dia/noite, manhã/tarde, dias da semana, meses e ano)
·
Reconhecimento e
escrita dos numerais.
3- Natureza e Sociedade
· Meios de transporte;
· Festas Populares ( Folclore);
3.1.
Datas Comemorativas
·
Dia dos Pais;
·
Folclore;
·
7 de setembro.
3.2- Formação
Pessoal e Social
- Regras de convivências;
- Gentilezas
básicas;
- Respeito
as diferenças;
- Autoestima;
- Comunicação
e expressão dos desejos, dessagrados, preferências e vontades através de brincadeiras.
4- Artes
Visuais
4.1. O fazer artístico
·
Leitura de obras de arte a partir da observação, narração,
descrição e interpretação de imagens e objetos;
·
Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas
pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer
artístico.
5- Música
5.1- O fazer
musical
·
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos,
épocas e culturas da produção musical brasileira;
·
Participação em brincadeiras e jogos cantados.
6-
Movimento
6.1- Expressividade, Equilíbrio
e Coordenação
·
Participação em brincadeiras e jogos;
·
Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de
gestos, posturas e da linguagem oral.
METODOLOGIA
A matemática é
algo que está presente em nossa vida desde muito cedo. Logo que as crianças
estabelecem relações entre os objetos, reconhecem suas semelhanças e diferenças
e distinguem suas características. Para tanto, a metodologia adotada nesse
projeto será pautada em atividades propostas, em que a criança possa ampliar,
aprofundar e construir novos sentidos para seus conhecimentos através de relatos
de vivências cotidianas, construção de pequenos gráficos e tabelas, pesquisas,
cartazes, murais, jogos matemáticos, brincadeiras diversas, releitura de obras
de artes, leitura e interpretação de vários gêneros textuais, listagens,
utilização de DVD, recorte e colagem, dobraduras, dramatizações, músicas, entre
outras.
AVALIAÇÃO
A avaliação
desse projeto será feita mediante observações e registros contínuos acompanhando
o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário