1 - JUSTIFICATIVA:
A matemática faz parte do
nosso cotidiano e a usamos em quase tudo: na organização do espaço e da rotina,
para utilizarmos o calendário e o relógio, na contagem das crianças, letras,
brinquedos e nos jogos e brincadeiras. A criança precisa agir sobre os objetos
e a partir dessa interação construir conceitos lógicos matemáticos.
Observou-se nas crianças
dificuldades nos conhecimentos matemáticos e em seu raciocínio lógico; o
projeto Aprender matemática brincando
será desenvolvido de forma lúdica, mostrando como a matemática é prazerosa.
Dessa forma, garantir que as
crianças façam mais que imitar e memorizar contagem de números, figuras
geométricas e números. Através de situações significativas de aprendizagem
como: jogos matemáticos e brincadeiras.
2-
OBJETIVOS:
2.1-
GERAL:
Possibilitar as crianças construírem
conceitos matemáticos presentes no seu cotidiano de forma lúdica.
2.2-
ESPECÍFICOS:
ü Reconhecer
e valorizar os números, as operações numéricas;
ü Desenvolver
o pensamento logico matemático;
ü Utilizar
da contagem oral
ü Conhecer
as cores e os nomes delas;
ü Compreender
as relações entre dia, semana, mês e ano;
ü Brincar
e identificar com os números em diversos contextos;
ü Conhecer
e diferenciar os conceitos matemáticos;
ü Desenvolver
jogos que envolva cores, memoria e domino;
ü Explorar
e reconhecer as formas matemáticas;
ü Ter
confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com
situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
ü Identificar
e conhecer as noções de espaços;
ü Ordenar
objetos diferentes;
ü Realizar
as atividades de formas naturais, sem pressão evitando o cansaço por parte das
crianças;
ü Agrupar
objetos de acordo com diversos tamanhos;
ü Identificar
o significado das cores dos semáforos;
ü Formar
vários conjuntos com diferentes matérias;
ü Desenvolver
a memoria e estimular o espirito de observação;
ü Comemorar
as datas mais relevantes do bimestre;
ü Despertar
o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças,
entre outros;
ü Proporcionar
situações de leitura envolvendo diversos gêneros textuais;
ü Valorizar
a importância do respeito mútuo a partir da construção de combinados;
ü Desenvolver
atividades relacionadas às tradições culturais através de brincadeiras, jogos,
histórias e músicas.
ü Explorar
as mais variadas formas de movimento com o corpo através de brincadeiras e
jogos.
3- CONTEÚDOS:
3.1- Linguagem Oral e Escrita:
ü Rodas
de conversas (relato de experiências vivenciadas no cotidiano);
ü Novidades
do final de semana;
ü Contagem
de letras do nome da criança;
ü Escrita
do nome e outras palavras;
ü Hora
do conto;
ü Atividades
envolvendo a escrita convencional e espontânea nas
produções de textos, listagem, escrita de
palavras;
3.2-
Matemática
- Contagem oral das crianças e objetos;
- Noções de quantidade;
- Características opostas das grandezas de objetos;
- Formas geométricas;
- Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Trabalhar e marcar o calendário e suas datas comemorativas;
- Explorar os conceitos matemáticos;
3.3- Natureza e sociedade
ü Meio
de transportes;
ü Conversar
sobre a importância e o respeito que vemos ter na sinalização como forma de
evitar acidentes de trânsito;
ü Meios
de comunicações;
ü Datas
comemorativas: ( 26/07 dia da vovó;11/08
dia do estudante e dos pais; dia 22/08 folclore;25/08 dia do soldado; 07/09
independência do Brasil; 21/09 dia da árvore; 25/09 dia do transito;
4-4 Formação Pessoal:
ü Primeira
vivencia do tempo;
ü Diferentes
períodos dos dias;
ü Regras
de convivências;
4.5- Artes:
ü Observação
dos elementos da linguagem visual:
ü Manipulação
de varias matérias;
ü Pinturas;
ü Dobraduras;
ü Confecções
de quebra cabeça;
ü Modelagem
de números;
4.6- Música:
ü Participação
em brincadeiras e jogos contados;
ü Cantigas
de rodas;
4.7- Movimento:
- Movimento com o corpo;
- Participação em brincadeiras e jogos;
5-
Metodologia:
A matemática é algo
que está presente em nossa vida, muito cedo, logo que nascem, as crianças estabelecem
relações entre os objetos, reconhecem suas semelhanças e diferenças. Serão propostas
atividades como jogos, brincadeiras, atividades coletivas e individuais,
recorte e colagem, pintura, modelagem, pesquisas, contação de histórias,
cantigas de roda e relatos de vivencias; no intuito de favorecer a interação
das crianças com a matemática.
7-
Avaliação:
A avaliação é um instrumento
importante no processo de ensino aprendizagem e se fará mediante observações e registros
contínuos do desenvolvimento das crianças nas atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário