APRENDENDO
COM JOGOS
PRÉ ESCOLA 2º ANO
PROJETO DO 2º BIMESTRE:
1 Justificativa:
O brincar e o jogar são atos
indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram
presentes em qualquer povo, desde os mais remotos tempos. Através deles, a
criança desenvolve a linguagem, o pensamento a socialização, a iniciativa e a autoestima,
preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na
construção de um mundo melhor. Por meio dos jogos a criança aprende a agir, tem
sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
O
projeto visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência; o estímulo ao
raciocínio lógico, à criatividade, auxiliando as crianças no processo de
construção do conhecimento.
Tendo
em vista, que o jogo não pode ser vista apenas como divertimento ou brincadeira
para resgatar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo,
afetivos e principalmente a interação entre as crianças.
2
Objetivo Geral:
Ampliar
os conceitos matemáticos através dos jogos.
3
Objetivos específicos:
·
Desenvolver a comunicação e expressão
através dos jogos, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo;
·
Participar dos jogos que sejam
trabalhados regras em grupos;
·
Desenvolver o raciocínio lógico
matemático através das brincadeiras com jogos;
·
Interessar-se pelo processo de
construção dos jogos;
·
Utilizar estratégias pessoais para
identificar números em situações que envolvam contações.
·
Participar de situações de leitura de
diferentes gêneros feito pelos adultos, como contos, poemas, parlendas
trava-línguas.
·
Interessar-se pelas próprias produções,
pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem
em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
·
Ouvir, perceber e discriminar eventos
sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·
Participar de variadas situações de
comunicação oral interagindo e expressando desejos, necessidades e sentimentos;
·
Comemorar datas significativas do
bimestre;
·
Promover a socialização e o respeito
mútuo entre as crianças.
4 Conteúdos:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
Ø Roda de conversas (relato de
experiências e vivenciadas)
Ø Hora da novidade,
Ø Diversos gêneros textuais
(poesias, músicas, contos e parlendas.);
Ø Pesquisas sobre os jogos
trabalhados,
Ø Produção de texto coletivo;
Ø Socialização das regras dos
jogos;
Ø Desenho espontâneo;
Ø Escrita do seu nome e de outras
palavras.
MATEMÁTICA:
Ø Utilização de noções, simples de
cálculo mental para resolver problemas;
Ø Comunicação de quantidades,
utilizando a linguagem oral, a notação numérica e ou/registros não
convencionais;
Ø Identificação de números nos
diferentes contextos em que se encontram,
Ø Contagem oral,
Ø Seriação;
Ø Noções de lateralidade;
Ø Formas geométricas;
Ø Confecção de jogo da memória,
boliche, quebra- cabeça, jogo de argola entre outros.
NATUREZA
E SOCIEDADE:
Ø Datas comemorativas;
Ø Festas populares;
.
FORMAÇÃO SOCIAL E
PESSOAL:
Ø Participação
em brincadeiras e jogos cantados;
Ø Expressão
de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem
oral.
Ø Cantigas
de roda.
ARTES:
Ø Pintura;
Ø Modelagem;
Ø Dobraduras;
Ø Colagens;
Ø Desenhos;
Ø Leitura
de obras de artes a partir de observação, narração, descrição e interpretação
de imagens e objetos;
Ø Observação
dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, formas, cor,
volume, contraste, luz e textura.
,
MÚSICA E MOVIMENTO:
Ø Participação
em brincadeiras e jogos cantados;
Ø Expressão
de sensações e ritmos corporais por meio de sensações e ritmos corporais por
meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Ø Cantigas
de roda.
o
.
MOVIMENTO:
Ø Ampliação
das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos
e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de
interação.
5 Metodologia:
Para
o desenvolvimento desse projeto se utilizará de práticas que construa com a
criança o conhecimento, tais como: confecção e execução de jogos com materiais
diversos, brincadeiras, contação de história; construção de texto coletivo;
atividades individuais, pintura, recorte e colagem; pesquisas e cantigas de
roda entre outras.
6
Avaliação:
A avaliação desse
projeto ocorrerá de forma contínua e intencional, levando em consideração o
envolvimento e o aprendizado das crianças durante o desenvolvimento das
atividades propostas, através de observação e registros escritos e
fotográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário