ENCANTANDO-SE
E APRENDENDO COM CANTIGAS
CRECHE 4º ANO
JUSTIFICATIVA:
As cantigas de um modo geral
chamam bastante à atenção das crianças e são de suma importância para o
desenvolvimento da oralidade, tendo em vista que através destas as crianças
podem e devem vivenciar experiências ricas e significativas, levando-as a
construção dessa linguagem, além de lhes proporcionar um acesso as tradições
culturais. Segundo o RCNEI (1998, vol. III. p. 59):
Quando cantam, as crianças imitam o
que ouvem e assim desenvolvem condições necessárias à elaboração do repertório
de informações que posteriormente lhes permitirá criar e se comunicar por intermédio
dessa linguagem.
Nesse sentido sentimos a necessidade de
desenvolver o projeto ENCANTANDO-SE E
APRENDENDO COM CANTIGAS, com o intuito de possibilitar o contato das
crianças com as mais variadas situações comunicativas, através de cantigas
diversas. Dessa forma, as crianças terão oportunidades de interagir, pensar,
criar, analisar e expressar conhecimentos e sentimentos.
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar o contato das crianças com as
mais variadas situações comunicativas, através de cantigas diversas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Conhecer
diversas cantigas.
·
Interpretar
as cantigas trabalhadas.
·
Estimular
o desenvolvimento da fala da criança.
·
Desenvolver
a coordenação motora.
·
Ter
noções de letras, números, cores.
·
Proporcionar
oportunidades para socialização e consequente desinibição.
·
Desenvolver
a expressividade e o equilíbrio.
·
Possibilitar
as crianças o acesso à cultura.
·
Valorizar
a riqueza de tradições culturais relativas às cantigas.
·
Desenvolver
conceitos matemáticos a partir do tema em estudo.
·
Desenvolver
o fazer artístico através de recorte e colagem, desenhos e pinturas.
·
Resgatar
valores e boas maneiras indispensáveis à formação humana.
·
Estabelecer
regras e normas para o convívio social.
·
Sensibilizar
os alunos a adquirirem hábitos de higiene.
·
Realizar
as atividades utilizando diferentes técnicas (pintura, recorte, colagem,
modelagem, entre outros).
·
Explorar
conceitos matemáticos: grosso, fino, alto, baixo, aberto, fechado.
·
Contribuir
para o desenvolvimento do ritmo corporal, da lateralidade, respiração,
percepção virtual e auditiva.
·
Estimular
a capacidade de criar, analisar e
expressar vontades próprias.
·
Ampliar
o repertório musical.
CONTEÚDOS:
1- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·
Conversas
formais e informais.
·
Escrita
da letra inicial do nome de cada criança.
·
Desenhos
direcionados e espontâneos.
·
Novidade
do final de semana.
·
Leitura
de imagens e objetos.
2- MATEMÁTICA
·
Contagem
oral das crianças.
·
Noções
de tempo (dia, noite, manhã, tarde, dias da semana).
·
Conceitos
matemáticos (quente, frio, grosso, fino, alto, baixo, fechado, aberto, muito,
pouco).
·
Noções
geométricas,
·
Números.
3- NATUREZA E SOCIEDADE
·
Boas
maneiras.
·
Apresentação
e interpretação de diversas cantigas.
·
Participação
em brincadeiras, jogos cantados e ritmos;
·
Datas
comemorativas ( Festas Juninas)
4- FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL
·
Estabelecimento
de regras de convivência.
·
Uso
de gentilezas cordiais.
·
Prática
de higiene (do corpo e do ambiente).
5- ARTES VISUAIS
·
Dobraduras.
·
Pinturas,
colagens e recortes.
·
Manipulação
de materiais como: pincel, lápis, tinta, massa de modelar, papéis, cola,
tesoura e etc.
·
Desenhos
livres e direcionados.
6- MÚSICA
·
Cantigas
diversas.
·
Apresentação
de cantigas variadas.
·
Ouvir,
cantar e gesticular músicas.
·
Participação
em brincadeiras e jogos cantados.
·
Brincadeiras.
7- MOVIMENTO
·
Participação
em brincadeiras cantadas.
·
Interação
corporal por meio de gestos e brincadeiras diversas.
·
Exploração
de diferentes posturas corporais.
METODOLOGIA
A
efetivação do projeto se dará através de:
·
Levantamentos
de dados em relação ao tema em estudo.
·
Conversas
formais e informais.
·
Pesquisas.
·
Desenhos,
pinturas e colagens.
·
Brinquedos
cantados.
·
Cartazes.
·
Construção
de objetos sonoros.
·
Contação
e reconto de histórias infantis.
·
Manuseio
de massa de modelar.
·
Utilização
de giz de cera e pincel.
AVALIAÇÃO
A
avaliação é um instrumento importante no processo ensino aprendizagem. Sendo
assim, a avaliação deste projeto será contínua e ocorrerá mediante observações
e registros, acompanhando o desenvolvimento e satisfação das crianças nas
atividades realizadas.
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