CONHECENDO MAIS
SOBRE O SAPO
PRÉ ESCOLA 1º ANO
JUSTIFICATIVA:
A ideia de realizar este projeto
surgiu a partir do interesse das crianças por este animal, quando certo dia no momento
de brincadeira de roda na sala de aula uma criança viu um sapo que estava por trás
da porta da sala. Foi uma correria só, todos queriam ver o sapo e de repente uma
criança falou:
- Tia tire uma
foto do sapo.
_
O sapo mora no rio.
_
O sapo aparece quando chove.
_
O sapo aparece na nossa casa.
_
O sapo é verde.
_
O sapo nasce na água.
_
O sapo faz xixi e cocô e cria um rabinho.
_
O sapo é marrom.
_
O sapo é preto e verde.
_
O sapo mora no açude.
_
O sapo tem pé.
_
O sapo urina.
_
O sapo nasce da massinha que tem no açude.
_
O sapo tem olho grande.
No
outro dia algumas crianças ao chegar na sala de aula foram logo olhar por trás
da porta para ver se o sapo tinha voltado, e continuaram fazendo muitas
perguntas sobre o sapo.
_
Qual é a cor do sapo?
_
Como o sapo nasce?
_
O que ele come?
_
Tia o sapo tem cabelo?
_
Tem sobrancelhas?
_
Será que ele tem ouvidos?
_
Será que ele tem nariz?
_
Será que usa óculos?
Assim sendo, fica evidente a
necessidade de desenvolver o projeto CONHECENDO MAIS SOBRE O SAPO em virtude da
curiosidade e interesse das crianças em conhecerem mais sobre o sapo. O tema em
si desperta o interesse natural das crianças já que os animais fazem-se
presentes em seu mundo cotidiano. Além disso, as crianças tem contato com
desenhos animados, jogos, histórias e brinquedos que os remetem a todo instante
aos animais. A intenção é o que o projeto também desenvolva nas crianças
hábitos e atitudes que valorizem a preservação dos animais e do meio ambiente.
De acordo com RCNEI (vol. 3, p.
188), “o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio
oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão
que a criança tem sobre o mundo social e natural”.
Nesse
sentido é fundamental que a escola ofereça as crianças diversas oportunidades
de conhecerem e ampliarem seus conhecimentos em relação ao mundo físico e
natural, levando em consideração suas necessidades e interesses.
OBJETIVO
GERAL:
·
Responder
através de pesquisas e observações as questões, as dúvidas e curiosidades das
crianças em relação ao sapo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
a comunicação e expressão através de brincadeiras, ampliando as possibilidades
expressivas do próprio corpo.
·
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático na realização das atividades.
·
Criar
momentos para a observação dos animais.
·
Usar
o brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas
potencialidades motoras.
·
Desenvolver
a linguagem oral, escrita e visual.
·
Estimular
o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças,
entre outros.
·
Vivenciar
e valorizar as datas comemorativas mais significativas.
·
Apropriar-se
de recursos diversos para contação de histórias.
CONTEÚDOS
1-Linguagem oral e escrita
·
Identidade
e autonomia
·
Hora
da novidade
·
Roda
de conversas
·
Diversos
gêneros textuais (poesias, músicas, contos, parlendas).
·
Produção
de texto coletivo.
·
Desenho
espontâneo.
·
Escrita
do próprio nome e outras palavras.
2- Matemática
·
Sequência
numérica
·
Classificação
·
Comparação
·
Contagem
oral.
·
Formas
geométricas.
·
Lateralidade.
·
Conceitos
matemáticos.
3- Música e Movimentos
·
Brincadeiras com corda, bola, elásticos.
·
Participação em brincadeiras e jogos
cantados.
·
Expressão de sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
·
Corpo e movimento, coordenação motora
ampla e fina.
·
Cantigas de roda.
4- Natureza e sociedade
·
Animais
·
Cadeia alimentar
·
Datas comemorativas
·
Festas populares.
5- Artes Visuais
·
Pintura
·
Cores
·
Modelagem
·
Dobraduras
·
Colagens
·
Desenhos
·
Confecção
de brinquedos utilizando materiais de sucata
·
Confecção
de maquetes
METODOLOGIA
Procurar-se-á
desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, partindo de
pesquisas e observações, através de:
·
Brincadeiras
cantadas
·
Danças
·
Pintura
·
Recorte
e colagem
·
Sucatas
·
Brincadeiras
diversas
·
Utilização
de TV e DVD
·
Dramatizações
·
Pesquisas,
cartazes
·
Maquetes
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto ocorrerá
de forma contínua e intencional, levando em consideração o envolvimento e o
aprendizado das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas,
através de observações e registros escritos e fotográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário