I - Justificativa:
Reconhecendo a importância da água para a
vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia,
devido a problemas como assoreamento dos rios, poluição, desperdício. Foi
escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, para que
atentem para o uso racional da água e da preservação do meio ambiente, como
forma de garantir uma fonte futura.
II - Objetivo
Geral:
Compreender a dependência dos seres
vivos em relação à água, reconhecendo a necessidade de preservá-la.
III - Objetivos Específicos:
·
Reconhecer as necessidades dos seres vivos
em relação à água;
·
A importância da água no dia- a- dia;
·
Identificar onde encontramos a água na
natureza;
·
Reconhecer as utilidades da água;
·
Participar
de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,
necessidades e sentimentos, por meio da linguagem oral contando suas vivências;
·
Utilizar as
imagens presentes na sala de aula como meio de leitura;
·
Identificar
e reconhecer a origem e a letra inicial de seu nome;
·
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se
faz necessária e do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos;
·
Despertar o
interesse pela leitura de histórias;
·
Participar
de situações de leitura de diferentes gêneros;
·
Estabelecer
aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como
contagem, numerais, cores, noções espaciais entre outras;
·
Desenvolver
o pensamento lógico matemático;
·
Perceber a
importância do respeito mútuo através da construção dos combinados para o
convívio social;
·
Utilizar as boas
maneiras no cotidiano escolar;
·
Estimular
nas crianças valores de respeito, de coletividade, de solidariedade, de
participação e de autonomia;
·
Vivenciar e
valorizar as datas comemorativas mais significantes no bimestre;
·
Possibilitar
o contato com materiais concretos como: papel, tinta, giz de cera entre outros;
·
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
·
Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular entre outras;
·
Desenvolver
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
IV- Conteúdos:
1-Linguagem
oral e escrita:
·
Novidades do final de semana,
·
Relato de experiências vivenciadas,
·
Vontades, desejos, sentimentos e
necessidades,
·
Conversas informais e formais,
·
Reconto de histórias ouvidas em sala,
·
Estudo da palavra água,
·
Produção coletiva de pequenos textos,
·
Histórias relacionadas ao tema,
·
Diversidade de gêneros textuais (contos,
poemas, músicas, palavras, quadrinhas entre outros.),
·
Desenhos espontâneos e direcionados,
·
Escrita da próprio nome.
2-Matemática:
·
Contagem oral,
·
Noção de quantidade,
·
Cores primárias,
·
Conceitos matemáticos (alto/baixo,
perto/longe, em cima/em baixo, devagar/rápido, aberto/fechado, quente/frio,
vazio/cheio entre outros).
3- Natureza
e sociedade:
· . A
importância da água;
· Água;
· A
utilização da água;
· Os estados
físicos da água.
4- Formação
social e pessoal:
·
Boas maneiras (regras de
convivência),
·
Comunicação e expressão de desejos e
desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras,
·
Participação nas atividades sociais da
escola e da comunidade.
4.1 Datas
comemorativas:
·
03 e 04/03 Carnaval,
·
22/03 Mundial da água,
·
02/04 Mundial do livro infantil,
.
5- Artes:
·
Pinturas,
·
Recorte e colagem,
·
Dobraduras,
·
Modelagem.
6- Música:
·
Participação em brincadeiras e jogos
cantados e rítmicos;
·
Exploração, expressão e produção do
silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos,
·
Vivências de organização de sons e
silêncios em linguagem musical pelo fazer e contato com obras diversas.
.
7 –
Movimento:
·
Ampliação das possibilidades expressivas do
próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas
brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação,
·
Conhecimento do espaço físico da escola,
localizar e situar objetos a partir do próprio corpo.
VI – Metodologia
A metodologia
utilizada para o desempenho das crianças se fará mediante conversas informais,
relatos de convivência, desenhos espontâneos, atividades coletivas e
individuais, pinturas, colagens, cantigas de roda, contação de história,
brincadeiras, jogos direcionados, aulas passeio e outras atividades
diversificadas.
VII - Avaliação:
A avaliação do projeto se dará de forma
contínua, levando em consideração e registrando os conhecimentos que as crianças
já tinham a respeito do tema estudado como também os saberes adquiridos no
decorrer do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário