JUSTIFICATIVA
A cultura e a maneira de viver das pessoas, influenciam a nossa forma de ser
e ver as coisas. Dessa forma, somos aquilo que vivenciamos, isto é, um pouco da
vida de nossos pais, avós e das demais pessoas que estão ao nosso redor. Nesse
sentido, podemos dizer que nossa história de vida se constitui como uma colcha
de retalhos que é feita em partes/pedaços, pois, é formada por momentos de
alegria, tristeza e sonhos.
Não obstante, sabendo que esses
momentos ocorrem inicialmente na família, e em seguida no ambiente escolar, e
que nesses espaços a criança constrói suas primeiras relações afetivas, vimos à
necessidade de desenvolver o projeto: HISTÓRIAS EM FAMÍLIA: uma colcha de retalhos, objetivando
contribuir para construção da identidade de cada discente, a partir da valorização
e resgate das histórias em família.
A ideia surgiu a partir do contato com
o livro A COLCHA DE RETALHOS de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva,
que retrata a relação afetiva entre o neto e sua avó. Durante a história, Filipe consegue compreender
sentimos como saudade, a partir de uma simples colcha de retalhos, pois
compreende que cada um dos pedaços de tecidos que a compõe revela momentos
vivenciados por seus familiares.
OBJETIVO
GERAL:
Possibilitar a
construção da identidade, valorizando, resgatando e respeitando as histórias em
família.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø Desenvolver
a linguagem oral e escrita.
Ø Incentivar
a leitura de diferentes gêneros textuais.
Ø Promover
a interação entre escola e família.
Ø Estabelecer
aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Ø Desenvolver
atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
Ø Compreender
os direitos e deveres de cada um.
Ø Construir
a ideia de números, através de suas vivências, relacionando numerais e quantidade.
Ø Participar de variadas situações de
comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos, por meio da linguagem oral contando suas vivências.
Ø Identificar e reconhecer seu nome, dos colegas
e pessoas próximas.
Ø Familiarizar-se aos poucos com a escrita por
meio de participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato
com livros, revistas, histórias infantis, entre outros.
Ø Vivenciar as datas comemorativas mais
significantes no bimestre.
Ø Reconhecer algumas partes do corpo e as suas
funções.
Ø Aprofundar o respeito às diferenças.
Ø Possibilitar o contato com materiais concretos
como: papel, tinta, giz de cera entre outros.
Ø Desenvolver a atenção, percepção e raciocínio.
Ø Tomar gosto pela leitura;
Ø Se concentrar nas atividades propostas;
Ø Ouvir histórias atentamente;
Ø Dramatizar histórias contadas pela docente;
Ø Brincar com a música, imitando e inventando
criações musicais.
Ø Ouvir, perceber e discriminar eventos diversos
e fontes sonoras.
Ø Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas mais diversas situações.
METODOLOGIA:
O referido projeto será
desenvolvido através de atividades que proporcionem a integração dos discentes,
como: levantamento dos conhecimentos prévios acerca de suas famílias, e em
seguida, com a leitura do livro A COLCHA DE RETALHOS de Conceil Corrêa da Silva
e Nye Ribeiro Silva, a partir desta, será promovido: rodas de conversas com familiares,
entrevistas, atividades individuais e coletivas, construção de livros,
pesquisas de receitas, músicas, poesias e murais, bem como uso de
multimídia, recorte, colagem, pinturas, dobraduras, dramatizações, entre outras
que se façam necessárias durante o desenvolvimento deste.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será
contínua e intencional, levando em consideração os processos vivenciados pelas
crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas. Como instrumentos
de registro, utilizaremos fichas de observação e câmera fotográfica.
CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita:
Ø Rodas de conversas sobre família.
Ø Hora da novidade sobre o final de semana.
Ø Diversidade de gêneros textuais (poesias,
contos, músicas, parlendas).
Ø Relato de experiências vivenciadas no
cotidiano.
Ø Escrita do próprio nome e de palavras
trabalhadas.
Ø Desenhos espontâneos e direcionados.
Ø Contos e recontos de histórias.
Ø Produção de textos coletivos e listagens.
Matemática:
Ø Exploração dos números (reconhecimento e
escrita dos numerais).
Ø Noções de tempo e de quantidade.
Ø Contagem oral.
Ø Conceitos matemáticos (grande/pequeno,
alto/baixo, fino/grosso, dentro/fora).
Natureza e sociedade:
Ø Família e o seu ambiente.
Ø Características pessoais.
Ø Conhecimento de algumas partes do corpo, suas
funções e cuidados de higiene.
Ø Conhecimento de hábitos alimentares e algumas receitas das famílias.
Ø Valores.
Ø Carnaval.
Ø Dia
internacional da mulher- 08/03.
Ø Dia
mundial da água – 22/03.
Ø Aniversário do Joaquim Lopes Pequeno- 01/04.
Formação Pessoal:
Ø Regras de convivência.
Ø Gentilezas básicas.
Ø Respeito às diferenças.
Ø Identidade.
Ø Autoestima.
Ø Comunicação e expressão dos desejos,
desagrados, preferências e vontades.
Arte
visual:
Ø Pinturas.
Ø Modelagem.
Ø Dobraduras.
Ø Colagens.
Ø Desenhos.
Música:
Ø Ouvir, cantar e gesticular músicas.
Ø Participação em brincadeiras e jogos cantados.
Movimento:
Ø Expressão de sensações e ritmos corporais por
meio de gestos e posturas corporais.
Produto final:
Construção da colcha de retalhos dos discentes do pré-escolar 2º
ANO e exposição das atividades para
comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário