JUSTIFICATIVA:
A construção
de valores na criança está incorporada as suas vivências cotidianas no pequeno
e no grande grupo por isso, é fundamental que percebam o quão importante é
dizer obrigado, pedir desculpas, licença e, por favor, pois essas atitudes são
necessárias para a boa convivência e estão presentes não só na sala de aula,
mas também no cotidiano.
Dentro dessa
perspectiva, e a partir do
conhecimento da coleção de livros O QUE CABE NO MEU MUNDO E O
QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO, sentimos a necessidade de trabalhar valores com os discentes da educação
infantil, uma vez que compreendemos que este é um desafio que pode ser vencido
agregando-se a ludicidade e a fantasia como aliadas.
Sabendo disso,
criamos o projeto “O QUE CABE NO MEU MUNDO”: Pequeno reino, muitas histórias e
grandes valores, buscando contribuir para construção dos valores nas crianças de forma mais lúdica e significativa.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar as crianças, o conhecimento de valores que
possam ajuda-las na construção de relações sócio- afetivas mais significativas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
. Construir combinados que favoreçam o convívio social;
.Desenvolver confiança em suas próprias possibilidades;
.Desenvolver a coordenação motora;
.Despertar a afetividade;
. Facilitar a interação;
. Reconhecer os diferentes modelos de família e seus
costumes;
. Respeitar e aceitar as diferenças entre pessoas;
. Identificar os espaços habituais da escola;
.Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o
gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
. Reconhecer que, desde pequeno, podemos desenvolver boa
educação e boas maneiras;
.Desenvolver habilidades e manter atitudes de higiene consigo
mesmo e com o ambiente;
.Valorizar ações de cooperação e solidariedade,
desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
.Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de
livros, revistas e outros;
. Participar de situações de leitura de diferentes gêneros.
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
. Conversas e relatos de vivências cotidianas;
. Nomes da criança, dos colegas e da professora;
. Alfabeto;
. Histórias infantis;
. Sondagem da escrita;
. Gêneros textuais diversos ( poesia, contos, entre outros)
. Dramatização, desenhos.
MATEMÁTICA:
. Contagem oral;
. Cores
. Jogos direcionados;
.Noções de tempo/espaço;
.Reconhecimento de números;
.Conceitos matemáticos (maior/ menor, em cima/ embaixo,
perto/ longe, entre outros).
NATUREZA E SOCIEDADE:
. Higiene pessoal e social;
.Dependências da escola;
. Membros familiares;
.História de vida do aluno.
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL:
. Regras de convivência;
. Boas maneiras;
. Valores (respeito, amor, paz, amizade, solidariedade,
entre outros);
.Sentimentos e emoções;
. Aceitação de si mesma e autoconfiança.
MOVIMENTO:
. Brincadeiras;
. Música;
. Jogos.
MÚSICA:
. Exploração de vários ritmos musicais e gestos corporais;
.Cantigas de roda.
ARTES:
. Pintura;
. Desenhos;
.Recorte e colagem.
METODOLOGIA:
. Jogos e brincadeiras;
. Músicas e dramatizações;
.Vídeos e filmes;
.Leitura de textos informativos envolvendo os valores
trabalhados;
.Crachá com o nome de
cada criança;
.Atividades referentes ao tema trabalhado, como:
cruzadinhas, desenhos, questionamentos, etc.
.Confecção de murais, cartazes e um portfólio de produções
da criança;
. Livro volante;
.Passeio extraclasse;
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto ocorrerá mediante observações e
registro do envolvimento, interesse e participação
das crianças nas atividades propostas. Para registrá-las, utilizaremos pautas e
fichas de observação e câmeras fotográficas.
PRODUTO FINAL:
Exposição de fotos e trabalhos das crianças com a
participação dos pais e responsáveis.
Amei o projeto, Vou trabalhar com os meus pequenos, Muito obrigada, Nadir.
ResponderExcluir