I
JUSTIFICATIVA:
Entendemos que o
educando da educação infantil constrói sua identidade e autonomia no ambiente escolar mediante as
interações sociais com outras crianças, professores e demais profissionais que
trabalham nesta instituição. Sendo assim, percebe-se que estas interações favorecem
o reconhecimento do eu e a aceitação do outro, bem como proporciona a aquisição
do conhecimento e o respeito às diferenças.
Não obstante, sabe-se que essa aquisição pode
acontecer através do contato das crianças com o mundo da leitura, pois, muitas
histórias trazem em suas entrelinhas o aprendizado de valores essenciais ao ser
humano. Sendo assim, comungamos com o que postula o RCNEI. Vol. III p.143
A
leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de
viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de
outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não é o seu. A partir
daí ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do
grupo social ao qual pertence.
Partindo dessa
premissa, iremos trabalhar o livro Menina Bonita do laço de Fita, da autora Ana
Maria Machado em forma de projeto objetivando tratar do tema convivendo com as
diferenças, visto que, esta história pode contribuir
bastante na formação pessoal, cultural e social dos discentes.
II OBJETIVO GERAL:
Levar o aluno a valorização do ser humano,
possibilitando o desenvolvimento de valores como o respeito ao outro e a si
mesmo.
III
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Estimular
a linguagem oral para socializar as opiniões no grupo;
·
Despertar
o gosto pela leitura;
·
Expressar
desejos, opiniões, necessidades e ideias;
·
Praticar
a linguagem escrita através do conhecimento do primeiro nome;
·
Reconhecer
a letra inicial do nome;
·
Exercitar
a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
·
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Reconhecer
os membros da família;
·
Construir
valores nas crianças;
·
Interagir
com o ambiente, colegas e educadores, favorecendo o reconhecimento e a
adaptação ao ambiente escolar.
·
Aprender
a lidar com as novas relações e vínculos afetivos no ambiente escolar;
·
Manipular
e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa
descobrir as características principais e suas possibilidades associativas:
empilhar, rolar e encaixar;
·
Situar
objetos: Longe, perto, atrás, à frente, em cima, embaixo;
·
Proporcionar momentos de reflexão sobre os
diversos contextos familiares;
·
Perceber
a importância do respeito mútuo através da construção de combinados para o
convívio social;
·
Perceber a importância do respeito para com as
diferenças.
·
Preservar
a cultura, resgatando a diversidade e a pluralidade cultural;
·
Utilizar
as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade;
·
Ampliar
as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o
ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
IV
CONTEÚDOS:
1
Linguagem oral e escrita:
ü Conversas
informais e formais;
ü Contação
de história;
ü Leitura
de imagens, objetos, letras e números;
ü Reconhecimento
do nome da criança e de outras palavras trabalhadas;
ü Escrita
espontânea;
ü Diversidade
de gêneros textuais (contos, poemas, palavras, frases.);
ü Desenhos
direcionados.
2
Matemática:
ü Contagem
oral;
ü Noção
de quantidade;
ü Conceitos
matemáticos (dentro/fora, grande/pequeno, muito/pouco, fino/grosso,
magro/gordo, rápido/devagar, baixo/alto, perto/longe);
ü Noção
de tempo e espaço.
3
Natureza e sociedade:
ü O
eu: características físicas (raça, gênero: menina e menino e órgãos dos
sentidos);
ü Higiene,
ü Família;
ü Moradia;
ü Animal:
coelho;
ü Carnaval;
ü Dia
da mulher (08/03);
ü Dia
mundial da água (22/03);
ü Aniversário
do CMEI (12/04);
ü
4
Formação pessoal e social:
ü Identidade
de gênero;
ü Comunicação
e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades em brincadeiras;
ü Regras
de convívio social;
ü Respeito
ás diferenças;
ü Construção
de combinados;
5
Artes:
ü Exploração
e manipulação de diversos materiais como lápis, pinceis, tintas e massinha de
modelar;
ü Pintura,
dobradura, desenhos, colagens e outros.
6
Musica:
ü Ouvir e aprender
canções;
ü Participação em
brincadeiras e jogos cantados e ritmos;
ü Interpretação de
músicas e canções diversos.
7
Movimento:
ü Movimentos nas
situações cotidianas de cantigas e brincadeiras;
ü Dramatização;
ü Relaxamento.
V
METODOLOGIA:
A rotina devem envolver os cuidados,
as brincadeiras e as situações de aprendizagem, que requer diferentes
estruturas didáticas. (Brasil, 1998. V 1). Portanto, os conteúdos serão
desenvolvidos através de diferentes estratégias como: músicas, brincadeiras,
conversas na rodinha, contação de história, desenho, pintura, recorte e
colagem, dobradura, dramatização, vídeo,
pesquisa, atividades coletiva e individual, com intuito de favorecer a
aprendizagem significativa.
VI
AVALIAÇÃO:
A
observação e registro se constituem nos principais instrumentos que o professor
dispõe para apoiar sua prática e contextualmente os processos de aprendizagem
das crianças. (Brasil, 1998. V 1). O processo avaliativo ocorrerá através de
observação e registro do desenvolvimento das crianças na realização das
atividades propostas.
VII:
CULMINÂNCIA:
Realizar-se-á através de uma
apresentação teatral das crianças para todos os alunos da creche e uma
exposição das atividades realizadas.
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