I Justificativa:
A leitura de histórias é um momento em que a
criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores,
costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e
lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com a sua
forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence. As
instituições de educação infantil podem resgatar o repertório de histórias que
as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas
histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas
culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo na
construção da subjetividade e da sensibilidade das crianças. (RCNEI. Vol. III, pág 143)
A contação de história
propicia o desenvolvimento da criança, pois durante o processo de leitura ou
audição de uma história, estimula sua imaginação, contribui para a aquisição da
linguagem oral, favorece construção de relações afetivas, contribui para
resolução e mediação de conflitos existentes no cotidiano infantil, e para
ampliar o conhecimento das crianças.
Portanto, ao realizar
um momento de apreciação de livros na sala, algumas crianças demonstraram
interesse pelo livro: O caso das bananas de Nilton Célio Oliveira Filho,
ficando encantadas pela capa do mesmo e curiosas para ouvir a história,
surgindo, então, esse projeto didático que objetiva fazer com que as crianças
adquiram o gosto pela leitura, desenvolvendo a imaginação e criatividade,
facilitando a aquisição de aprendizagens significativas através da contação de
história.
II
Objetivo geral:
Construir nas crianças o prazer pela leitura,
desenvolvendo sua imaginação e criatividade.
III Objetivos
específicos:
·
Desenvolver a linguagem oral, escrita e
visual.
·
Estimular o gosto pela leitura.
·
Valorizar a leitura através do
conhecimento da história.
·
Desenvolver habilidades motoras e
artísticas.
·
Reconhecer e valorizar os números, as
contagens orais, noções espaciais e temporais.
·
Desenvolver e estimular expressão
corporal.
·
Proporcionar o desenvolvimento da
atenção e concentração.
·
Apropriar-se de recursos diversos para a
contação de histórias.
·
Reconhecer algumas partes do corpo e
suas funções.
·
Identificar características e diferenças
dos animais.
·
Estimular o respeito às diferenças.
·
Reconhecer a diversidade de organizações
familiares.
·
Identificar os diferentes tipos de
moradia.
Eixo
temático: Interdisciplinar (linguagem oral e escrita,
matemática, música, formação pessoal e social, natureza e sociedade, artes e
movimento).
IV
Conteúdos:
Linguagem oral e escrita:
Ø Rodas de conversas sobre a história O caso das
bananas.
Ø Hora da novidade sobre o final de semana.
Ø Diversidade de gêneros textuais (poesias,
contos, músicas).
Ø Relato de experiências vivenciadas no
cotidiano.
Ø Escrita do próprio nome e de palavras
trabalhadas.
Ø Desenhos espontâneos e direcionados.
Ø Contação e reconto de histórias.
Ø Produção de textos coletivos e listagens.
Matemática:
Ø Exploração dos números (reconhecimento e
escrita dos numerais).
Ø Noções de tempo e de quantidade.
Ø Contagem oral.
Ø Conceitos matemáticos (grande/pequeno,
alto/baixo, fino/grosso, dentro/fora).
Natureza e sociedade:
Ø Família e o seu ambiente.
Ø Animais.
Ø Moradia.
Ø Características pessoais.
Ø Conhecimento de algumas partes do corpo, suas funções
e cuidados de higiene.
Ø Carnaval.
Ø Dia
internacional da mulher- 08/03.
Ø Dia
mundial da água – 22/03.
Ø Aniversário do Joaquim Lopes Pequeno- 01/04.
Formação Pessoal:
Ø Regras de convivência.
Ø Gentilezas básicas.
Ø Respeito às diferenças.
Ø Identidade ( reconhecimento do nome e
sobrenome).
Ø Comunicação e expressão dos desejos,
desagrados, preferências e vontades.
Arte
visual:
Ø Pinturas.
Ø Modelagem.
Ø Dobraduras.
Ø Colagens.
Ø Desenhos.
Música:
Ø Ouvir, cantar e interpretar músicas e canções
diversas..
Ø Participação em brincadeiras e jogos cantados.
Movimento:
Ø Ampliação das possibilidades expressivas do
próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas situações
de interação.
V
Metodologia:
·
Brincadeiras contadas.
·
Rimas.
·
Dança.
·
Desenvolvimento de atividades de
expressão corporal com mímica.
·
Confecção de fantoche.
·
Confecção de maquetes.
·
Leitura de imagem.
·
Reconto da história.
·
Uso da linguagem oral para conversas.
·
Listagens dos personagens.
·
Contagem de quantidade.
·
Montagem de gráficos.
·
Exploração das características dos
personagens.
·
Desenhos.
·
Dobraduras.
·
Pintura, recorte e colagem.
VI
Avaliação:
A
avaliação desse projeto se dará através de observações e registros da
participação e desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.
VII
Produto Final:
Exposição
dos trabalhos realizados para os pais.
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