quarta-feira, 27 de março de 2013

PROJETO: EU, FAMÍLIA E ESCOLA: CAMINHANDO JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DO SABER




            JUSTIFICATIVA
Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche.
Quanto a autonomia, segundo o Referencial Curricular é a “capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”. Mais do que autocuidado – saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos - , ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive.
Sabe-se que a Educação Infantil tem como finalidade ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitam descobrir o mundo, conhecer-se e aprender a conviver, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais. Desse modo fica evidente a necessidade de se desenvolver o projeto “EU, FAMÍLIA E ESCOLA: CAMINHANDO JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DO SABER”. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais. Para que essas habilidades sejam incorporadas pelas crianças, é importante que a escola realize todo um trabalho de construção da identidade e autonomia da criança.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a criança a construção de sua identidade e autonomia no espaço escolar, através de vivências que favoreçam a sua autonomia no contexto escolar e familiar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Familiarizar-se com os diversos gêneros textuais;
·         Identificar a letra do seu primeiro nome e de suas colegas;
·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, por meio da linguagem oral contando suas vivências;
·         Reconhecer os diversos tipos de família e seus membros;
·         Utilizar as imagens presentes na sala de aula como meio de leitura;

·         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais se faz necessária e do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc;
·         Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como: contagens, números, cores, noções espaciais etc;
·         Perceber a importância do respeito mútuo através da construção dos combinados para o convívio social;
·         Vivenciar e valorizar algumas datas comemorativas, mais significativas no bimestre;
·         Ampliar a importância do respeito com as diferenças;
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·         Identificar os órgãos dos sentidos;
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·         Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações e interpretações musicais;
·         Manipular diferentes objetos e materiais (pincéis, tintas, cola, tesoura, etc), explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Construir hábitos de higiene e cuidados com o próprio corpo na escola e na família;
·         Reconhecer as dependências da escola, seus funcionários e suas funções.

CONTEÚDOS
1-Linguagem oral e escrita
1.1-            Oralidade
·         Novidades do final de semana;
·         Relato de experiências vivenciadas no dia a dia;
·         Conversas informais e formais.
1.2-            Leitura
·         Letra inicial do nome da criança;
·         Leitura de palavras, contos e músicas;
·         Leitura de imagens e objetos.
1.3-            Escrita
·         Rabiscos;
·         Desenhos espontâneos e direcionados.
2-Matemática
·         Contagem oral;
·         Cores primárias;
·         Sólidos geométricos;
·         Números.
            3- Natureza e sociedade
·           As partes do corpo;
·           Órgãos dos sentidos;
·           A família e seu ambiente.

3.1- Datas comemorativas
·            (08/03 – dia internacional da mulher, 22/03 – dia  mundial da água, , 01/04 – aniversário do CMEI, 12/04 – páscoa,  18/04 – dia do livro infantil, 19/04 – dia do índio).
4- Formação social e pessoal
·         Conhecimento das repartições da escola;
·         Identificação dos funcionários e suas funções;
·         Estabelecimento de regras de convivência;
·         Uso de gentilezas cordiais;
·         Respeito às diferenças;
·         Prática de higiene bucal, das mãos, do corpo, do ambiente.
5- Artes
5.1- Visual –
·           Manipulação de materiais como: papel, cola, tesoura,tinta, pincel etc;
·           Pinturas, colagens, dobraduras, desenhos etc.
5.2- Musical – ouvir e cantar músicas populares de cantigas de rodas;
5.3- Cênica – encenações e/ou dramatizações.
6- Movimento
6.1- Expressividade
·           Movimento com o corpo;
·           Participação em brincadeiras e jogos;
·           Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
6.2 Equilíbrio e coordenação
·           Exploração de diferentes posturas corporais como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto e/ou apoiado na ponta dos pés com e sem ajuda, ampliação progressiva de destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
METODOLOGIA
A metodologia adotada será pautada em métodos que venham desenvolver a atenção, a formação de hábitos, comportamentos e os valores éticos, através de pesquisas, confecção de cartazes e murais, brincadeiras, apreciação da literatura infantil, textos variados, entre outros.
AVALIAÇÃO
Será contínua e intencional levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, sendo, instrumentos para reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos e atividades, no sentido de acompanhar e conhecer cada criança e sua aprendizagem.












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