quinta-feira, 19 de julho de 2012

 O Ingresso da Criança no Centro  Municipal de Educação Infantil Joaquim Lopes Pequeno: O papel dos pais e dos professores

Organizar o cotidiano das crianças pressupõe pensar que o estabelecimento de uma seqüência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. (...) Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço / tempo tenha significado. (BARBOSA & HORN In CRAIDY, 2001p. 67)


A chegada da criança no Centro representa para ela uma linha divisória entre o aconchego do lar e a adaptação ao novo ambiente, onde o convívio com crianças e adultos que não lhe são familiares constitui um processo permeado por ansiedades, medos, dúvidas, angústias e incertezas.
Para que o ingresso e o processo de adaptação no Centro seja exitoso é necessário que haja um planejamento prévio das ações, baseado nas concepções de criança e de educação nas quais a prática pedagógica da instituição está pautada.
Tanto para a criança como para sua família, esse processo de adaptação pressupõe rupturas e ansiedades frente a nova situação que se lhe apresenta. Nesse sentido, a relação de parceria entre a escola e as famílias colocam-se como aspectos centrais do planejamento na perspectiva de fortalecer o vínculo de confiança entre a criança e o adulto que vai conviver com ela no ambiente escolar.
Desse modo, o processo de adaptação deve se dar de forma gradativa, onde a presença da família na sala de aula vai sendo estruturada em espaços de tempo cada vez mais curtos de modo a facilitara permanência da criança sozinha no novo ambiente.

De acordo com BARRIOS (s.d), “uma rotina bem estruturada desde os primeiros dias é fundamental para que a criança se sinta segura”. Ou seja, a organização do tempo que a criança vai permanecer na escola auxilia na diminuição da ansiedade, da angústia, da incerteza que permeia esse período de separação da família.
Por outro lado, o contato com as outras crianças e adultos que fazem parte do Centro contribui pra que a criança se familiarize com o ambiente real da escola de forma a não alimentar falsas expectativas com relação às atividades que serão por ela vivenciadas ao longo do ano.



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