domingo, 19 de maio de 2013

PROJETO MEIO AMBIENTE: A importância da Água para nossas vidas.

O Brasil é dono dos maiores mananciais de água doce da terra, mas também um dos campeões em desperdício: Cada brasileiro consume 300 litros de água por dia e segundo a Organização Mundial de Saúde, metade disso seria suficiente para o consumo humano. Além disso, boa parte dos reservatórios estão contaminados, sobretudo nas zonas mais populosas.
A água é um recurso natural de valor inestimável, ela é indispensável à sobrevivência dos seres vivos, mas a água pode acabar. Quando as chuvas diminuem o homem sente as consequências de viver em um ambiente com pouca ou quase nenhuma água, os animais morrem, as plantações não vingam e todos são afetados. É preciso economizar para proteger o meio ambiente e colaborar para que não falte água.
A educação tem um papel fundamental na formação de seres conscientes e responsáveis pelo meio em que vivem. Iniciar essa formação já na Educação Infantil torna-se necessário, principalmente diante do momento atual em que a nossa região possa por um período de grandes dificuldades em relação à escassez de água.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,  a partir de alguns questionamentos a respeito de tais fenômenos, as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a relação que o homem estabelece com ela, o que lhe possibilitará, entre outra coisas, ampliar seus conhecimentos, rever e reformular as explicações que possuem sobre
            Tendo consciência da importância da água para a vida de todos os seres vivos e percebendo a diminuição desse líquido precioso, devido à escassez de chuvas em nossa região, poluição e desperdício frequente deste recurso natural, escolhemos essa temática objetivando sensibilizar as crianças para um melhor uso da água e preservação do meio, através do projeto: Meio Ambiente: a importância da água para nossas vidas, como forma de incentivar, valorizar e preservar o meio ambiente.
   Visita ao Açúde Público de Cruzeta                                                                                                                   



 




                                          





                                                   



 




 






                                                










                                                   


Meio Ambiente: A importância da água para nossas vidas.

Justificativa:                                                                     
A água é um recurso natural de valor inestimável, ela é indispensável à sobrevivência dos seres vivos, mas a água pode acabar. Quando as chuvas diminuem o homem sente as consequências de viver em um ambiente com pouca ou quase nenhuma água, os animais morrem, as plantações não vingam e todos são afetados. É preciso economizar para proteger o meio ambiente e colaborar para que não falte água.   
            Tendo consciência da importância da água para a vida de todos os seres vivos e percebendo a diminuição desse líquido precioso, devido à escassez de chuvas em nossa região, poluição e desperdício frequente deste recurso natural, escolhemos essa temática objetivando sensibilizar as crianças para um melhor uso da água e preservação do meio, através do projeto: Meio Ambiente: a importância da água para nossas vidas, como forma de incentivar, valorizar e preservar o meio ambiente.

Objetivo Geral:

Cuidar do meio ambiente, através de ações favoráveis a preservação da água realizadas pelas crianças, pais e comunidade escolar quanto a importância de economizar a água e minimizar os impactos causados ao ambiente pelo homem.


Conteúdos:
Linguagem oral e escrita:
v  Socialização dos acontecimentos do final de semana;
v  Fatos do cotidiano;
v  Ampliação do vocabulário;
v  Leitura (paisagens, imagens, gravuras, letras e do próprio nome);
v  Gêneros textuais;
v  Rabiscos;
v  Desenhos espontâneos e dirigidos;
·         Relatar experiências exercitando a linguagem oral.
·         Desenvolver as percepções sensoriais, a linguagem oral e escrita.
·         Vivenciais em situações que as crianças leiam, ainda que não façam de maneira convencional;
·         Identificar e reconhecer a origem e a letra inicial de seu nome,
·         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Matemática:
v  Contagem oral das crianças e de objetos;
v  As cores;
v  Conceitos matemáticos, (alto/ baixo, perto/ longe, em cima/ em baixo, devagar/ rápido, aberto/ fechado, quente/frio, cheio/ vazio).
·         Exercitar a contagem oral seqüenciada dos numerais.
·         Desenvolver o raciocínio lógico.
·         Reconhecer e valorizar os números, as noções de quantidade, de tempo, espaço e  como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

Natureza e |Sociedade:
v  A importância da água no meio ambiente;
v  Classificação dos animais;
v  Árvores frutíferas;
v  Os tipos de plantas e como cuidar dela;
v  Cuidados com o lixo.
v  Dia das mães;
v  Semana Nacional do Meio Ambiente;
v  Festa Juninas;
·         Despertar na criança a importância de economizar água.
·         Mostrar às crianças as diversas utilizações da água.
·         Conhecer a importância da água para o meio ambiente.
·         Perceber a existência de várias espécies de animais e suas características;
·         Conhecer variadas espécies de plantas e árvores;
·         Despertar na criança o interesse em cuidar das plantas e sua preservação no meio ambiente.
·         Perceber a relevância das festividades juninas como produto cultural da cidade;
Formação Social:
v  Regras de Convivência;
v  Identificação de situações de risco no ambiente
v  Os valores sociais;
·         Perceber a importância do respeito mútuo através da construção dos combinados para o convívio social,

Artes Visuais:
v  Pinturas;
v  Dobraduras;
v  Colagens;
v  Desenhos Livres e dirigidos;
·         Possibilitar a criança utilizar diversos materiais concretos como: papel, tinta, giz de cera entre outros.

Musica:
v  Cantigas de rodas;
v  Canções diversas;
v  Participação em brincadeiras e jogos cantados;
v  Dramatização.
·         Brincar com a música, imitando e inventando criações musicais,
·         Ouvir, perceber e discriminar eventos diversos e fontes sonoras.
Movimento:
v  Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas corporais de linguagens,
v  Exploração de diferentes posturas corporais como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiando nas pontas dos pés com e sem ajuda,
v  Ampliação progressiva de destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, rolar, andar, correr, saltar entre outras.
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras.


Metodologia:
            O processo de educação ambiental exige dos professores, uma tarefa didática e pedagógica, que motive as crianças a ações práticas, ativa e efetiva no sentido da qualidade e proteção do ambiente em que vivem,  através de acesso a várias informações e diferentes experiências como: cartaz, pesquisa, musica, e pequenos textos, construção de murais coletivos, desenhos livres e direcionados, pinturas diversas, recorte e colagem, aula- passeio, jogos e brincadeiras, contação de historias, entre outras.


Avaliação:
            Ocorrerá continua, através de observação e registro dos relatos prévios das crianças, empenho e envolvimento nas atividades propostas, bem como a ampliação dos conhecimentos adquiridos.




Atividades realizadas


 
 



JOSINETE E JOSY NA FESTA PARA MÃES.



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