terça-feira, 27 de agosto de 2013

ALIMENTAÇÃO: BRINCANDO E CONSTRUINDO BONS HÁBITOS ALIMENTARES.

I – Justificativa:
A Escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos saudáveis, entre eles o de alimentação.
A alimentação é um dos fatores de maior importância que influenciam no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde. É fundamental a construção de bons hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação rica em fibras, proteínas, vitaminas, ferro e cálcio.
Nesse contexto, o projeto: ALIMENTAÇÃO: BRINCANDO E CONSTRUINDO BONS HÁBITOS ALIMENTARES objetiva incentivar as crianças e a sua família a adquirir hábitos alimentares saudáveis de modo lúdico e prazeroso.
II – Objetivo Geral:
            Construir de forma lúdica hábitos alimentares saudáveis no dia a dia das crianças, para seu bom desenvolvimento físico e mental.
III – Metodologia
A metodologia utilizada para a realização desse projeto se valerá de contação de história, pseudoleitura e leitura de textos e de imagens, dramatizações, vídeos, brincadeiras, confecções de cartazes, recorte e colagem, jogos, aula passeios, pesquisa, música entre outras atividades.
IV – Avaliação:
         A avaliação desse projeto será mediante observações contínuas, registros e fichas avaliativas.
V – Conteúdos:
V.               1 - Linguagem oral e escrita:
  1. Oralidade,
  2. Novidades do final de semana,
  3. Relatos de convivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano,
  4. Leitura de imagens e objetos,
  5. Conversas informais e formais,
  6. Escrita do próprio nome e de palavras trabalhadas,
  7. Ditado figurado,
  8. Diversidade de gêneros textuais (contos, poemas, músicas, palavras, frases entre outros.),
  9. Caravana da leitura: poesias e músicas de Vinícius de Moraes.
·         Desenvolver a oralidade através de relatos de experiências.
·         Conhecer a história de Vinícius de Moraes, suas músicas e poesias.
·         Proporcionar diversos tipos de leitura.
V. 2- Matemática:
1. Contagem oral,
2. Noção de quantidade,
3. Cores, formas e texturas,
4. Conceitos matemáticos (alto, baixo; dentro, fora; grande, pequeno; muito, pouco; fino, grosso; magro, gordo; rápido, devagar; entre outros.);
5. Os números,
6. Formas geométricas.
·         Realizar diferentes procedimentos para exploração de diversos conceitos matemáticos.
·         Possibilitar situações em que os números e formas geométricas sejam instrumentos necessários ao cotidiano.
·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras e nas quais as crianças reconheçam sua importância.
V. 3- Natureza e sociedade:
1. Plantas e árvores frutíferas,
2. Higiene, limpeza e aspectos pessoais dos alimentos,
3. Alimentos saudáveis,
4. Dia da vovó – 26/07,
5. Dia dos pais,
6. Dia do Estudante – 11/08,
7. Folclore – 22/08,
8. Semana da pátria,
9. Meios de transporte.
·         Conhecer diferentes tipos de alimentos,
·         Valorizar uma boa alimentação,
·         Adquirir hábitos para uma boa alimentação,
·         Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde,
·         Identificar cores, textura e os diferentes sabores de alimentos,
·         Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos,
·         Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras,
·         Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo,
·         Identificar alguns meios de transportes,
·         Valorizar as datas mais significativas do bimestre.

V. 4- Formação Pessoal:
1. Regras de convivência,
2. Boas maneiras,
3. Respeito a diferenças.
4. Autoestima
·         Demonstrar a importância das gentilezas e regras no cotidiano para uma boa convivência em sociedade;
·         Reconhecer a necessidade de conviver com as diferenças;
·         Valorizar as qualidades de cada um, possibilitando uma maior autoestima.
V. 5-Arte visual:
1. Manipulação de materiais como: papel, tinta, lápis, pincel entre outros,
2. Pinturas,
3. Dobraduras,
4. Colagens,
5. Desenhos.
6. Modelagem
·         Despertar o gosto e o prazer pelo fazer artístico a partir de pinturas, desenhos, colagens, entre outros;
·         Utilizar de vários instrumentos que possibilitem maior interesse pela arte. 

V. 6- Música:
1. Cantigas de rodas,
2. Ouvir, cantar e gesticular músicas,
3. Participação em brincadeiras e jogos cantados.
·         Apreciar os diversos gêneros e  ritmos musicais;
·         Utilizar a música como forma de interação em variados contextos ( brincadeira, jogos cantados, entre outros).
V. 7- Movimento:
1. Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas corporais de linguagens,
2. Exploração de diferentes posturas corporais como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiando nas pontas dos pés com e sem ajuda,
3. Ampliação progressiva de destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, rolar, andar, correr, saltar entre outras.
4. Lateralidade
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
·         Utilizar a brincadeira como forma de ampliar as possibilidades de deslocar-se no espaço.
·         Estabelecer relações de lateralidade nas mais variadas situações de integração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário