terça-feira, 27 de agosto de 2013

APRENDER MATEMÁTICA BRINCANDO.


 1 - JUSTIFICATIVA:
A matemática faz parte do nosso cotidiano e a usamos em quase tudo: na organização do espaço e da rotina, para utilizarmos o calendário e o relógio, na contagem das crianças, letras, brinquedos e nos jogos e brincadeiras. A criança precisa agir sobre os objetos e a partir dessa interação construir conceitos lógicos matemáticos.
Observou-se nas crianças dificuldades nos conhecimentos matemáticos e em seu raciocínio lógico; o projeto Aprender matemática brincando será desenvolvido de forma lúdica, mostrando como a matemática é prazerosa.
Dessa forma, garantir que as crianças façam mais que imitar e memorizar contagem de números, figuras geométricas e números. Através de situações significativas de aprendizagem como: jogos matemáticos e brincadeiras.

2-           OBJETIVOS:
2.1- GERAL:
            Possibilitar as crianças construírem conceitos matemáticos presentes no seu cotidiano de forma lúdica.
  
2.2- ESPECÍFICOS:
ü  Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas;
ü  Desenvolver o pensamento logico matemático;
ü  Utilizar da contagem oral
ü  Conhecer as cores e os nomes delas;
ü  Compreender as relações entre dia, semana, mês e ano;
ü  Brincar e identificar com os números em diversos contextos;
ü  Conhecer e diferenciar os conceitos matemáticos;
ü  Desenvolver jogos que envolva cores, memoria e domino;
ü  Explorar e reconhecer as formas matemáticas;
ü  Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
ü  Identificar e conhecer as noções de espaços;
ü  Ordenar objetos diferentes;
ü  Realizar as atividades de formas naturais, sem pressão evitando o cansaço por parte das crianças;
ü  Agrupar objetos de acordo com diversos tamanhos;
ü  Identificar o significado das cores dos semáforos;
ü  Formar vários conjuntos com diferentes matérias;
ü  Desenvolver a memoria e estimular o espirito de observação;
ü  Comemorar as datas mais relevantes do bimestre;
ü  Despertar o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças, entre outros;
ü  Proporcionar situações de leitura envolvendo diversos gêneros textuais;
ü  Valorizar a importância do respeito mútuo a partir da construção de combinados;
ü  Desenvolver atividades relacionadas às tradições culturais através de brincadeiras, jogos, histórias e músicas.
ü  Explorar as mais variadas formas de movimento com o corpo através de brincadeiras e jogos.

3-    CONTEÚDOS:
3.1- Linguagem Oral e Escrita:
ü  Rodas de conversas (relato de experiências vivenciadas no cotidiano);
ü  Novidades do final de semana;
ü  Contagem de letras do nome da criança;
ü  Escrita do nome e outras palavras;
ü  Hora do conto;
ü  Atividades envolvendo a escrita convencional e espontânea nas
 produções de textos, listagem, escrita de palavras;
     3.2-  Matemática
  1.             Contagem oral das crianças e objetos;
  2.               Noções de quantidade;
  3.     Características opostas das grandezas de objetos;
  4.     Formas geométricas;
  5.                Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
  6.     Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
  7.              Trabalhar e marcar o calendário e suas datas comemorativas;
  8.     Explorar os conceitos matemáticos;

3.3- Natureza e sociedade
ü  Meio de transportes;
ü  Conversar sobre a importância e o respeito que vemos ter na sinalização como forma de evitar acidentes de trânsito;
ü  Meios de comunicações;
ü  Datas comemorativas: ( 26/07 dia da vovó;11/08 dia do estudante e dos pais; dia 22/08 folclore;25/08 dia do soldado; 07/09 independência do Brasil; 21/09 dia da árvore; 25/09 dia do transito;
4-4 Formação Pessoal:
ü  Primeira vivencia do tempo;
ü  Diferentes períodos dos dias;
ü  Regras de convivências;
           4.5- Artes:
ü  Observação dos elementos da linguagem visual:
ü  Manipulação de varias matérias;
ü  Pinturas;
ü  Dobraduras;
ü  Confecções de quebra cabeça;
ü  Modelagem de números;
4.6- Música:
ü  Participação em brincadeiras e jogos contados;
ü  Cantigas de rodas;
         4.7- Movimento:
  •                       Movimento com o corpo;
  •             Participação em brincadeiras e jogos;

5- Metodologia:
            A matemática é algo que está presente em nossa vida, muito cedo, logo que nascem, as crianças estabelecem relações entre os objetos, reconhecem suas semelhanças e diferenças. Serão propostas atividades como jogos, brincadeiras, atividades coletivas e individuais, recorte e colagem, pintura, modelagem, pesquisas, contação de histórias, cantigas de roda e relatos de vivencias; no intuito de favorecer a interação das crianças com a matemática.
 
7- Avaliação:
A avaliação é um instrumento importante no processo de ensino aprendizagem e se fará mediante observações e registros contínuos do desenvolvimento das crianças nas atividades realizadas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário