terça-feira, 27 de agosto de 2013

BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA



  JUSTIFICATIVA
                                           
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil, pois ela está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o seu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. A criança aprende muito de matemática sem que o adulto precise ensiná-lo. São muitos os conceitos que podem ser trabalhados, entre eles: coisas iguais e diferentes, organização, relações entre os números e o que eles representam, tamanho dos objetos, formas geométricas, ocupação  de espaços e assim, vivenciam  a matemática.
Mediante observações sobre as práticas pedagógicas realizadas com os conteúdos do eixo matemática, sentiu-se a necessidade de elaborar o projeto “BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA”, com o intuito de desenvolver variadas ideias matemáticas que estimulem diferentes formas de pensamento lógico, tendo em vista a presença e relevância dessa área no nosso cotidiano, de forma lúdica e prazerosa.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer relações matemáticas presentes no seu cotidiano de forma lúdica.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Compreender as relações entre dia, semana, mês e ano;
·         Identificar pontos de referências para situar-se no espaço;
·         Construir o significado de números a partir dos seus diferentes usos no contexto social;
·         Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever  alguns números;
·         Utilizar estratégias pessoais para identificar números em situações que envolvam contagem;
·         Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano;
·         Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade, usando noções simples de cálculo mental com instrumento para resolver problemas;
·         Conhecer os números nos diferentes contextos;
·         Respeitar e aceitar as diferenças entre as pessoas;
·         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
·         Reconhecer os diferentes meios de transportes;
·         Participar de variadas situações de comunicação oral interagindo e expressando suas ideias, necessidades e sentimentos;
·         Comemorar datas significativas no bimestre.

·         Estimular o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças, dramatizações, entre outros;
·         Participar de situações de leitura de diferentes gêneros;
·         Perceber a importância do respeito mútuo através da construção de combinados, para o convívio social.
·         Explorar as mais diversas sensações e ritmos corporais através de brincadeiras e jogos.

CONTEÚDOS
1.      Linguagem oral e escrita:

1.1. Oralidade e Escrita
·           Novidades do final de semana;
·           Rodas de conversa ( relato de experiências vivenciadas);
·           Diversidade de gêneros textuais ( contos, poemas, músicas, palavras, frases);
·           Desenhos espontâneos e direcionados;
·           Escrita do próprio nome e de palavras trabalhadas;
·           Atividades envolvendo a escrita convencional e espontânea ( produções de textos, listagens, escrita de palavras).

2- Matemática
·          Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·          Noção de quantidade;
·         Formas geométricas;
·         Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver situações e problemas do cotidiano;
·         Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
·         Noções de tempo (dia/noite, manhã/tarde, dias da semana, meses e ano)
·         Reconhecimento e escrita dos numerais.

          3- Natureza e Sociedade
·     Meios de transporte;
·     Festas Populares ( Folclore);

 3.1. Datas Comemorativas
·           Dia dos Pais;
·           Folclore;
·           7 de setembro.

3.2- Formação Pessoal e Social
  • Regras de convivências;
  • Gentilezas básicas;
  • Respeito as diferenças;
  • Autoestima;
  • Comunicação e expressão dos desejos, dessagrados, preferências e vontades através de brincadeiras.


4- Artes Visuais
4.1. O fazer artístico
·           Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·           Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.

5- Música
5.1- O fazer musical
·           Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical brasileira;
·           Participação em brincadeiras e jogos cantados.

6- Movimento
6.1- Expressividade, Equilíbrio e Coordenação
·           Participação em brincadeiras e jogos;
·           Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.

METODOLOGIA

A matemática é algo que está presente em nossa vida desde muito cedo. Logo que as crianças estabelecem relações entre os objetos, reconhecem suas semelhanças e diferenças e distinguem suas características. Para tanto, a metodologia adotada nesse projeto será pautada em atividades propostas, em que a criança possa ampliar, aprofundar e construir novos sentidos para seus conhecimentos através de relatos de vivências cotidianas, construção de pequenos gráficos e tabelas, pesquisas, cartazes, murais, jogos matemáticos, brincadeiras diversas, releitura de obras de artes, leitura e interpretação de vários gêneros textuais, listagens, utilização de DVD, recorte e colagem, dobraduras, dramatizações, músicas, entre outras.

AVALIAÇÃO
A avaliação desse projeto será feita mediante  observações e registros contínuos acompanhando o desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário