quarta-feira, 16 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA ENTRE NÓS.



I - Justificativa:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como assoreamento dos rios, poluição, desperdício. Foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, para que atentem para o uso racional da água e da preservação do meio ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II - Objetivo Geral:
Compreender a dependência dos seres vivos em relação à água, reconhecendo a necessidade de preservá-la.
III - Objetivos Específicos:
·         Reconhecer as necessidades dos seres vivos em relação à água;
·         A importância da água no dia- a- dia;
·         Identificar onde encontramos a água na natureza;
·         Reconhecer as utilidades da água;
·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, por meio da linguagem oral contando suas vivências;
·         Utilizar as imagens presentes na sala de aula como meio de leitura;
·         Identificar e reconhecer a origem e a letra inicial de seu nome;
·         Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos;
·         Despertar o interesse pela leitura de histórias;
·         Participar de situações de leitura de diferentes gêneros;
·         Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem, numerais, cores, noções espaciais entre outras;
·         Desenvolver o pensamento lógico matemático;
·         Perceber a importância do respeito mútuo através da construção dos combinados para o convívio social;
·         Utilizar as boas maneiras no cotidiano escolar;
·         Estimular nas crianças valores de respeito, de coletividade, de solidariedade, de participação e de autonomia;
·         Vivenciar e valorizar as datas comemorativas mais significantes no bimestre;
·         Possibilitar o contato com materiais concretos como: papel, tinta, giz de cera entre outros;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular entre outras;
·         Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV- Conteúdos:
1-Linguagem oral e escrita:
·         Novidades do final de semana,
·         Relato de experiências vivenciadas,
·         Vontades, desejos, sentimentos e necessidades,
·         Conversas informais e formais,
·         Reconto de histórias ouvidas em sala,
·         Estudo da palavra água,
·         Produção coletiva de pequenos textos,
·         Histórias relacionadas ao tema,
·         Diversidade de gêneros textuais (contos, poemas, músicas, palavras, quadrinhas entre outros.),
·         Desenhos espontâneos e direcionados,
·         Escrita da próprio nome.
2-Matemática:
·         Contagem oral,
·         Noção de quantidade,
·         Cores primárias,
·         Conceitos matemáticos (alto/baixo, perto/longe, em cima/em baixo, devagar/rápido, aberto/fechado, quente/frio, vazio/cheio entre outros).

3- Natureza e sociedade:
·      . A importância da água;
·      Água;
·      A utilização da água;
·      Os estados físicos da água.

4- Formação social e pessoal:
·          Boas maneiras (regras de convivência),
·         Comunicação e expressão de desejos e desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras,
·         Participação nas atividades sociais da escola e da comunidade.
4.1 Datas comemorativas:
·         03 e 04/03 Carnaval,
·         22/03 Mundial da água,
·         02/04 Mundial do livro infantil,
.
5- Artes:
·         Pinturas,
·         Recorte e colagem,
·         Dobraduras,
·         Modelagem.

6- Música:
·         Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
·         Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos,
·         Vivências de organização de sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e contato com obras diversas.
.
7 – Movimento:
·         Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação,
·         Conhecimento do espaço físico da escola, localizar e situar objetos a partir do próprio corpo.

VI – Metodologia
A metodologia utilizada para o desempenho das crianças se fará mediante conversas informais, relatos de convivência, desenhos espontâneos, atividades coletivas e individuais, pinturas, colagens, cantigas de roda, contação de história, brincadeiras, jogos direcionados, aulas passeio e outras atividades diversificadas.
VII - Avaliação:
 A avaliação do projeto se dará de forma contínua, levando em consideração e registrando os conhecimentos que as crianças já tinham a respeito do tema estudado como também os saberes adquiridos no decorrer do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário