quarta-feira, 16 de abril de 2014

APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO.



JUSTIFICATIVA
            Quando as crianças brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Elas têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos e a curiosidade que as move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
É possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática.
Estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática, é estimular o desenvolvimento mental, é o fazer pensar. (Reis, 2006). Mediante observações das práticas realizadas com os conteúdos do eixo matemática, sentiu-se a necessidade de elaborar esse projeto: Aprendendo matemática através do lúdico, com o intuito de se desenvolver variados jogos que estimulem diferentes formas de pensamento lógico, usando a matemática presente no nosso cotidiano.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar variados tipos de jogos que estimulem o pensamento lógico, para que as crianças vivencie relações matemáticas presentes no seu dia a dia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Comprender as relações entre dia, semana, mês e ano;
·         Identificar pontos de referências para situar-se no espaço;
·         Construir o significado de números a partir dos seus diferentes usos no contexto social;
·         Utilizar estratégias pessoais para identificar números em situações que envolvam contagem;
·                    Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano;
·                    Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade, usando noções simples de cálculo mental com instrumento para resolver problemas;
·                    Conhecer os números nos diferentes contextos;
·                    Respeitar e aceitar as diferenças entre as pessoas;
·                    Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
·                    Participar de variadas situações de comunicação oral interagindo e expressando suas ideias, necessidades e sentimentos;
·                    Comemorar datas significativas no bimestre.

·                    Estimular o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças, dramatizações, entre outros;
·                    Participar de situações de leitura de diferentes gêneros;
·                    Perceber a importância do respeito mútuo através da construção de combinados, para o convívio social.
·                    Explorar as mais diversas sensações e ritmos corporais através de brincadeiras e jogos.

CONTEÚDOS
1.                  Linguagem oral e escrita:
·                    Novidades do final de semana;
·                    Rodas de conversa ( relato de experiências vivenciadas);
·                    Diversidade de gêneros textuais ( contos, poemas, músicas, palavras, frases);
·                    Escrita espontânea e direcionada;
·                    Escrita do próprio nome e de palavras trabalhadas;
·                    Relato de experiências vivenciadas;
·                    Leitura de imagens e obgetos;
·                    Socialização de vontades, desejos; sentimentos e necessidades;
·                    Escrita do próprio nome e de outras palavras trabalhadas;
·                    Conversas formais e informais.
2- Matemática
·                     Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·                     Noção de quantidade;
·                    Formas geométricas;
·                    Noções de tempo (dia/noite, manhã/tarde, dias da semana, meses e ano)
·                    Reconhecimento e escrita dos numerais.
           3- Natureza e Sociedade
·                    Conhecimento do próprio (partes);
·                    Características pessoais;
·                    Cuidados com o corpo;
·                    Higiene e saúde;
·                    Reconhecimento das dependências da Escola;
·                    A família e seu ambiente.
·                    Carnaval.
·                    Dia internacional da mulher- 08/03.
·                     Dia mundial da água – 22/03.
·                    Aniversário do Joaquim Lopes Pequeno- 01/04.
3.2- Formação Pessoal e Social
·                    Regras de convivências;
·                    Gentilezas básicas;
·                    Respeito as diferenças;
·                    Autoestima;
·                    Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades através de brincadeiras.
           4- Artes Visuais
4.1. O fazer artístico
·                    Manipulação de materiais como: papel, massa de modelar, tinta, lápis e outros.
·                    Pintura, modelagem, colagem e desenho.

5- Música
5.1- O fazer musical
·                    Explorar e identificar elementos para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
·                    Participação em brincadeiras e jogos cantados.
6- Movimento
6.1- Expressividade
·         Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras e da interação com os outros;
·         Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
6.2 Equilíbrio e Coordenação
·         Exploração e ampliação de diferentes posturas corporais, como: sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em várias posições, rolar, andar, correr, pular, entre outros.

METODOLOGIA
A matemática é algo que está presente em nossa cotidiano desde muito cedo. Logo que as crianças estabelecem relações entre os objetos, reconhecem suas semelhanças e diferenças e distinguem suas características. Para tanto, a metodologia adotada nesse projeto será pautada em atividades propostas, em que a criança possa ampliar, aprofundar e construir novos sentidos para seus conhecimentos através de relatos de vivências cotidianas, pesquisas, murais, jogos matemáticos, brincadeiras diversas, leitura de vários gêneros textuais, listagens, utilização de DVD, recorte e colagem, dobraduras, dramatizações, músicas, entre outras.

AVALIAÇÃO
A avaliação é um instrumento importante no processo de ensino aprendizagem e se fará mediante  observações e registros contínuos acompanhando o desenvolvimento das crianças nas atividades realizadas.

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