quarta-feira, 16 de abril de 2014

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



I JUSTIFICATIVA:

Entendemos que o educando da educação infantil constrói sua identidade e  autonomia no ambiente escolar mediante as interações sociais com outras crianças, professores e demais profissionais que trabalham nesta instituição. Sendo assim, percebe-se que estas interações favorecem o reconhecimento do eu e a aceitação do outro, bem como proporciona a aquisição do conhecimento e o respeito às diferenças.

 Não obstante, sabe-se que essa aquisição pode acontecer através do contato das crianças com o mundo da leitura, pois, muitas histórias trazem em suas entrelinhas o aprendizado de valores essenciais ao ser humano. Sendo assim, comungamos com o que postula o RCNEI. Vol. III p.143

A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não é o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence.

Partindo dessa premissa, iremos trabalhar o livro Menina Bonita do laço de Fita, da autora Ana Maria Machado em forma de projeto objetivando tratar do tema convivendo com as diferenças, visto que, esta história pode contribuir bastante na formação pessoal, cultural e social dos discentes.

              II OBJETIVO GERAL:
Levar o aluno a valorização do ser humano, possibilitando o desenvolvimento de valores como o respeito ao outro e a si mesmo.


III OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Estimular a linguagem oral para socializar as opiniões no grupo;
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Expressar desejos, opiniões, necessidades e ideias;
·         Praticar a linguagem escrita através do conhecimento do primeiro nome;
·         Reconhecer a letra inicial do nome;
·         Exercitar a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Reconhecer os membros da família;
·         Construir valores nas crianças;
·         Interagir com o ambiente, colegas e educadores, favorecendo o reconhecimento e a adaptação ao ambiente escolar.
·         Aprender a lidar com as novas relações e vínculos afetivos no ambiente escolar;
·         Manipular e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa descobrir as características principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar e encaixar;
·         Situar objetos: Longe, perto, atrás, à frente, em cima, embaixo;
·          Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
·         Perceber a importância do respeito mútuo através da construção de combinados para o convívio social;
·          Perceber a importância do respeito para com as diferenças.
·         Preservar a cultura, resgatando a diversidade e a pluralidade cultural;
·         Utilizar as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade;
·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

 IV CONTEÚDOS:

1 Linguagem oral e escrita:
ü  Conversas informais e formais;
ü  Contação de história;
ü  Leitura de imagens, objetos, letras e números;
ü  Reconhecimento do nome da criança e de outras palavras trabalhadas;
ü  Escrita espontânea;
ü  Diversidade de gêneros textuais (contos, poemas, palavras, frases.);
ü  Desenhos direcionados.

2 Matemática:
ü  Contagem oral;
ü  Noção de quantidade;
ü  Conceitos matemáticos (dentro/fora, grande/pequeno, muito/pouco, fino/grosso, magro/gordo, rápido/devagar, baixo/alto, perto/longe);
ü  Noção de tempo e espaço.

3 Natureza e sociedade:
ü  O eu: características físicas (raça, gênero: menina e menino e órgãos dos sentidos);
ü  Higiene,
ü  Família;
ü  Moradia;
ü  Animal: coelho;
ü  Carnaval;
ü  Dia da mulher (08/03);
ü  Dia mundial da água (22/03);
ü  Aniversário do CMEI (12/04);
ü   
4 Formação pessoal e social:
ü  Identidade de gênero;
ü  Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades em brincadeiras;
ü  Regras de convívio social;
ü  Respeito ás diferenças;
ü  Construção de combinados;

5 Artes:
ü  Exploração e manipulação de diversos materiais como lápis, pinceis, tintas e massinha de modelar;
ü  Pintura, dobradura, desenhos, colagens e outros.

6 Musica:
ü  Ouvir e aprender canções;
ü  Participação em brincadeiras e jogos cantados e ritmos;
ü  Interpretação de músicas e canções diversos.

7 Movimento:
ü  Movimentos nas situações cotidianas de cantigas e brincadeiras;
ü  Dramatização;
ü  Relaxamento.

V METODOLOGIA:

            A rotina devem envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem, que requer diferentes estruturas didáticas. (Brasil, 1998. V 1). Portanto, os conteúdos serão desenvolvidos através de diferentes estratégias como: músicas, brincadeiras, conversas na rodinha, contação de história, desenho, pintura, recorte e colagem, dobradura,  dramatização, vídeo, pesquisa, atividades coletiva e individual, com intuito de favorecer a aprendizagem significativa.  

VI AVALIAÇÃO:

            A observação e registro se constituem nos principais instrumentos que o professor dispõe para apoiar sua prática e contextualmente os processos de aprendizagem das crianças. (Brasil, 1998. V 1). O processo avaliativo ocorrerá através de observação e registro do desenvolvimento das crianças na realização das atividades propostas.

VII: CULMINÂNCIA:

            Realizar-se-á através de uma apresentação teatral das crianças para todos os alunos da creche e uma exposição das atividades realizadas.


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