quarta-feira, 16 de abril de 2014

HISTÓRIAS EM FAMÍLIA: uma colcha de retalhos



JUSTIFICATIVA
 A cultura e a maneira de viver  das pessoas, influenciam a nossa forma de ser e ver as coisas. Dessa forma, somos aquilo que vivenciamos, isto é, um pouco da vida de nossos pais, avós e das demais pessoas que estão ao nosso redor. Nesse sentido, podemos dizer que nossa história de vida se constitui como uma colcha de retalhos que é feita em partes/pedaços, pois, é formada por momentos de alegria, tristeza e sonhos.
              Não obstante, sabendo que esses momentos ocorrem inicialmente na família, e em seguida no ambiente escolar, e que nesses espaços a criança constrói suas primeiras relações afetivas, vimos à necessidade de desenvolver o projeto: HISTÓRIAS EM FAMÍLIA: uma colcha de retalhos, objetivando contribuir para construção da identidade de cada discente, a partir da valorização e resgate das histórias em família.
         A ideia surgiu a partir do contato com o livro A COLCHA DE RETALHOS de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, que retrata a relação afetiva entre o neto e sua avó.  Durante a história, Filipe consegue compreender sentimos como saudade, a partir de uma simples colcha de retalhos, pois compreende que cada um dos pedaços de tecidos que a compõe revela momentos vivenciados por seus familiares.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar a construção da identidade, valorizando, resgatando e respeitando as histórias em família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Ø  Incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais.
Ø  Promover a interação entre escola e família.
Ø  Estabelecer aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Ø  Desenvolver atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação.
Ø  Compreender os direitos e deveres de cada um.
Ø  Construir a ideia de números, através de suas vivências, relacionando numerais e quantidade.
Ø  Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, por meio da linguagem oral contando suas vivências.
Ø  Identificar e reconhecer seu nome, dos colegas e pessoas próximas.
Ø  Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato com livros, revistas, histórias infantis, entre outros.
Ø  Vivenciar as datas comemorativas mais significantes no bimestre.
Ø  Reconhecer algumas partes do corpo e as suas funções.
Ø  Aprofundar o respeito às diferenças.
Ø  Possibilitar o contato com materiais concretos como: papel, tinta, giz de cera entre outros.
Ø  Desenvolver a atenção, percepção e raciocínio.
Ø  Tomar gosto pela leitura;
Ø  Se concentrar nas atividades propostas;
Ø  Ouvir histórias atentamente;
Ø  Dramatizar histórias contadas pela docente;
Ø  Brincar com a música, imitando e inventando criações musicais.
Ø  Ouvir, perceber e discriminar eventos diversos e fontes sonoras.
Ø  Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas mais diversas situações.

METODOLOGIA:
O referido projeto será desenvolvido através de atividades que proporcionem a integração dos discentes, como: levantamento dos conhecimentos prévios acerca de suas famílias, e em seguida, com a leitura do livro A COLCHA DE RETALHOS de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, a partir desta, será promovido:  rodas de conversas com familiares, entrevistas, atividades individuais e coletivas, construção de livros, pesquisas de  receitas,  músicas, poesias e murais, bem como uso de multimídia, recorte, colagem, pinturas, dobraduras, dramatizações, entre outras que se façam necessárias durante o desenvolvimento deste.

AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será contínua e intencional, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas. Como instrumentos de registro, utilizaremos fichas de observação e câmera fotográfica.

CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita:
Ø  Rodas de conversas sobre família.
Ø  Hora da novidade sobre o final de semana.
Ø  Diversidade de gêneros textuais (poesias, contos, músicas, parlendas).
Ø  Relato de experiências vivenciadas no cotidiano.
Ø  Escrita do próprio nome e de palavras trabalhadas.
Ø  Desenhos espontâneos e direcionados.
Ø  Contos e recontos de histórias.
Ø  Produção de textos coletivos e listagens.
  Matemática:
Ø Exploração dos números (reconhecimento e escrita dos numerais).
Ø Noções de tempo e de quantidade.
Ø Contagem oral.
Ø Conceitos matemáticos (grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, dentro/fora).
      Natureza e sociedade:
Ø Família e o seu ambiente.
Ø Características pessoais.
Ø Conhecimento de algumas partes do corpo, suas funções e cuidados de higiene.
Ø Conhecimento de hábitos alimentares  e algumas receitas das famílias.
Ø Valores.
Ø  Carnaval.
Ø  Dia internacional da mulher- 08/03.
Ø  Dia mundial da água – 22/03.
Ø Aniversário do Joaquim Lopes Pequeno- 01/04.
 Formação Pessoal:
Ø Regras de convivência.
Ø  Gentilezas básicas.
Ø  Respeito às diferenças.
Ø Identidade.
Ø Autoestima.
Ø Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades.
 Arte visual:
Ø Pinturas.
Ø Modelagem.
Ø  Dobraduras.
Ø Colagens.
Ø Desenhos.
Música:
Ø Ouvir, cantar e gesticular músicas.
Ø  Participação em brincadeiras e jogos cantados.
Movimento:
Ø  Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos e posturas corporais. 
Produto final:

  Construção da colcha de retalhos dos discentes do pré-escolar 2º ANO e exposição das atividades  para comunidade escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário