quarta-feira, 16 de abril de 2014

Contação de Histórias: O caso das bananas (Nilton Célio Oliveira Filho)



I Justificativa:
            A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence. As instituições de educação infantil podem resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo na construção da subjetividade e da sensibilidade das crianças.  (RCNEI. Vol. III, pág 143)
A contação de história propicia o desenvolvimento da criança, pois durante o processo de leitura ou audição de uma história, estimula sua imaginação, contribui para a aquisição da linguagem oral, favorece construção de relações afetivas, contribui para resolução e mediação de conflitos existentes no cotidiano infantil, e para ampliar o conhecimento das crianças.
Portanto, ao realizar um momento de apreciação de livros na sala, algumas crianças demonstraram interesse pelo livro: O caso das bananas de Nilton Célio Oliveira Filho, ficando encantadas pela capa do mesmo e curiosas para ouvir a história, surgindo, então, esse projeto didático que objetiva fazer com que as crianças adquiram o gosto pela leitura, desenvolvendo a imaginação e criatividade, facilitando a aquisição de aprendizagens significativas através da contação de história.

II Objetivo geral:
 Construir nas crianças o prazer pela leitura, desenvolvendo sua imaginação e criatividade.
III Objetivos específicos:
·                    Desenvolver a linguagem oral, escrita e visual.
·                    Estimular o gosto pela leitura.
·                    Valorizar a leitura através do conhecimento da história.
·                    Desenvolver habilidades motoras e artísticas.
·                    Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais, noções espaciais e temporais.
·                    Desenvolver e estimular expressão corporal.
·                    Proporcionar o desenvolvimento da atenção e concentração.
·                    Apropriar-se de recursos diversos para a contação de histórias.
·                    Reconhecer algumas partes do corpo e suas funções.
·                    Identificar características e diferenças dos animais.
·                    Estimular o respeito às diferenças.
·                    Reconhecer a diversidade de organizações familiares.
·                    Identificar os diferentes tipos de moradia.

Eixo temático: Interdisciplinar (linguagem oral e escrita, matemática, música, formação pessoal e social, natureza e sociedade, artes e movimento).
IV Conteúdos:
Linguagem oral e escrita:
Ø  Rodas de conversas sobre a história O caso das bananas.
Ø  Hora da novidade sobre o final de semana.
Ø  Diversidade de gêneros textuais (poesias, contos, músicas).
Ø  Relato de experiências vivenciadas no cotidiano.
Ø  Escrita do próprio nome e de palavras trabalhadas.
Ø  Desenhos espontâneos e direcionados.
Ø  Contação e reconto de histórias.
Ø  Produção de textos coletivos e listagens.
  Matemática:
Ø Exploração dos números (reconhecimento e escrita dos numerais).
Ø Noções de tempo e de quantidade.
Ø Contagem oral.
Ø Conceitos matemáticos (grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, dentro/fora).
      Natureza e sociedade:
Ø Família e o seu ambiente.
Ø Animais.
Ø Moradia.
Ø Características pessoais.
Ø Conhecimento de algumas partes do corpo, suas funções e cuidados de higiene.
Ø Carnaval.
Ø  Dia internacional da mulher- 08/03.
Ø  Dia mundial da água – 22/03.
Ø Aniversário do Joaquim Lopes Pequeno- 01/04.
 Formação Pessoal:
Ø Regras de convivência.
Ø  Gentilezas básicas.
Ø  Respeito às diferenças.
Ø Identidade ( reconhecimento do nome e sobrenome).
Ø Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades.
 Arte visual:
Ø Pinturas.
Ø Modelagem.
Ø  Dobraduras.
Ø Colagens.
Ø Desenhos.
Música:
Ø Ouvir, cantar e interpretar músicas e canções diversas..
Ø  Participação em brincadeiras e jogos cantados.
Movimento:
Ø  Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas situações de interação.

V Metodologia:
·        Brincadeiras contadas.
·        Rimas.
·        Dança.
·        Desenvolvimento de atividades de expressão corporal com mímica.
·        Confecção de fantoche.
·        Confecção de maquetes.
·        Leitura de imagem.
·        Reconto da história.
·        Uso da linguagem oral para conversas.
·        Listagens dos personagens.
·        Contagem de quantidade.
·        Montagem de gráficos.
·        Exploração das características dos personagens.
·        Desenhos.
·        Dobraduras.
·        Pintura, recorte e colagem.
VI Avaliação:
A avaliação desse projeto se dará através de observações e registros da participação e desenvolvimento das crianças nas atividades propostas.
VII Produto Final:
Exposição dos trabalhos realizados para os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário