quarta-feira, 15 de julho de 2015




APRENDENDO COM JOGOS

PRÉ ESCOLA 2º ANO

PROJETO DO 2º BIMESTRE:

1 Justificativa:
            O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo, desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. Por meio dos jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
            O projeto visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência; o estímulo ao raciocínio lógico, à criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
            Tendo em vista, que o jogo não pode ser vista apenas como divertimento ou brincadeira para resgatar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivos e principalmente a interação entre as crianças.
2 Objetivo Geral:
            Ampliar os conceitos matemáticos através dos jogos.
3 Objetivos específicos:
·         Desenvolver a comunicação e expressão através dos jogos, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo;
·         Participar dos jogos que sejam trabalhados regras em grupos;
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático através das brincadeiras com jogos;
·         Interessar-se pelo processo de construção dos jogos;
·         Utilizar estratégias pessoais para identificar números em situações que envolvam contações.
·         Participar de situações de leitura de diferentes gêneros feito pelos adultos, como contos, poemas, parlendas trava-línguas.
·         Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
·         Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·         Participar de variadas situações de comunicação oral interagindo e expressando desejos, necessidades e sentimentos;
·         Comemorar datas significativas do bimestre;
·         Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
4 Conteúdos:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø  Roda de conversas (relato de experiências e vivenciadas)
Ø  Hora da novidade,
Ø  Diversos gêneros textuais (poesias, músicas, contos e parlendas.);
Ø  Pesquisas sobre os jogos trabalhados,
Ø  Produção de texto coletivo;
Ø  Socialização das regras dos jogos;
Ø  Desenho espontâneo;
Ø  Escrita do seu nome e de outras palavras.
MATEMÁTICA:
Ø  Utilização de noções, simples de cálculo mental para resolver problemas;
Ø  Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e ou/registros não convencionais;
Ø  Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram,
Ø  Contagem oral,
Ø  Seriação;
Ø  Noções de lateralidade;
Ø  Formas geométricas;
Ø  Confecção de jogo da memória, boliche, quebra- cabeça, jogo de argola entre outros.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø  Datas comemorativas;
Ø  Festas populares;
.
FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL:
Ø  Participação em brincadeiras e jogos cantados;
Ø  Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Ø  Cantigas de roda.
ARTES:
Ø  Pintura;
Ø  Modelagem;
Ø  Dobraduras;
Ø  Colagens;
Ø  Desenhos;
Ø  Leitura de obras de artes a partir de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
Ø  Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, formas, cor, volume, contraste, luz e textura.
,
MÚSICA E MOVIMENTO:
Ø  Participação em brincadeiras e jogos cantados;
Ø  Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Ø  Cantigas de roda.
o   .
MOVIMENTO:
Ø  Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

5 Metodologia:
            Para o desenvolvimento desse projeto se utilizará de práticas que construa com a criança o conhecimento, tais como: confecção e execução de jogos com materiais diversos, brincadeiras, contação de história; construção de texto coletivo; atividades individuais, pintura, recorte e colagem; pesquisas e cantigas de roda entre outras.
6 Avaliação:
A avaliação desse projeto ocorrerá de forma contínua e intencional, levando em consideração o envolvimento e o aprendizado das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas, através de observação e registros escritos e fotográficos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário