quarta-feira, 15 de julho de 2015





MALA DA LEITURA

                                                                                                                                                                      PRÉ ESCOLA 2º ANO
         
JUSTIFICATIVA
 As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, a construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Aqui convém frisar as contribuições de Salles e Faria (2012, p.138), em relação ao complexo processo de aquisição da escrita, quando destacam:

É necessário destacar nesse processo o papel fundamental que ocupa a literatura na formação artístico-cultural do leitor, já que podemos considerá-la como a arte das palavras. São histórias, contos, obras teatrais, poesias, cantigas, que, dependendo de sua qualidade estética, tanto em relação ao conteúdo, quanto no que se refere às ilustrações, possibilita-nos ampliar conhecimentos, imaginar, criar, reverter a ordem das coisas, transformar a realidade.



Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório, isso só é possível por meio do contato regular delas com os textos desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto, leitura e escrita. Nesse sentido, sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção desta prática e a escola, o principal espaço para isso.
Diante do exposto e do interesse das crianças por este mundo da literatura viu-se a necessidade de desenvolver o projeto MALA DA LEITURA, com a finalidade de incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre criança e o livro.   
                    
OBJETIVO GERAL:                            
Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando as crianças da literatura infantil, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo com que as crianças construam espontaneamente o hábito de ler, apropriando, aos poucos, também da linguagem escrita.                                                                                                                     
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Envolver as crianças no mundo de fantasia e imaginação;
·         Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar;
·         Estabelecer parceria com a família;
·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·         Ampliar a importância do respeito com as diferenças;
·         Manipular diferentes objetos e materiais (pincéis, tintas, cola, tesoura, etc.), explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Proporcionar momentos que possibilite a contagem de números, através de suas vivências cotidianas, relacionando números e quantidades;
·         Participar de várias situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral contando suas vivências.
·         Sensibilizar as crianças sobre a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
·         Vivenciar e valorizar as datas comemorativas, mas significantes durante o bimestre.


CONTEÚDOS:

1. Linguagem Oral e Escrita                                                                                                                                                1.1. Oralidade
·           Novidades do final de semana.
·           Conversas formais e informais.
·           Recontos de histórias.
·           Relatos de vivências nas diversas situações de interações presentes no cotidiano.

1.2. Escrita
·           Diversidade de gêneros textuais (contos, poemas, músicas, quadrinhas).
·           Desenhos espontâneos e direcionados.
·           Escrita do próprio nome e de outras palavras do contexto trabalhado.
·           Escrita espontânea.
·           Construção de textos coletivos.
·           Listagem de palavras.                  
2. Matemática                                                                                                                                           
·           Contagem oral.
·           Noções de quantidade.
·           Noções espaciais e de grandezas (dentro/fora, grande/pequeno, muito/pouco, fino/grosso, rápido/devagar, baixo/alto, magro/gordo, etc.).
·           Reconhecimento e escrita dos numerais.
·           Cores primárias e secundárias.
·           Lateralidade (esquerdo-direita).
·           Formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo e retângulo).
3. Natureza e sociedade
·           Boas maneiras.
·           A vida em sociedade.
·           Higiene.
·           Meio ambiente.
3.1. Datas comemorativas
·           Festas Juninas.
3.2. Formação Pessoal e Social
·           Regras de convivência.
·           Respeito às diferenças.
·           Boas maneiras.
·           Valores.
·           Hábitos alimentares.
4. Artes visuais
4.1. O Fazer artístico
·         Pinturas, recortes, colagens, dobraduras, desenhos livres e direcionados.
·         Manipulação de materiais como: papel, cola, tesoura, tinta, pincel, entre outros.
5. Música
·      Participação em brincadeiras e jogos cantados.
·      Ouvir, cantar e gesticular músicas.
6. Movimento
·      Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
·      Participação em brincadeiras e jogos.
METODOLOGIA
Para efetivação deste projeto serão desenvolvidas atividades diversificadas e vários recursos, como:
·      Conversas informais, diálogo e questionamentos orais sobre as histórias ouvidas e contadas.
·      Pesquisas relacionadas  as histórias trabalhadas.
·      Recorte e colagem.
·      Quebra cabeça e jogos.
·      Visita à biblioteca.
·      Mala da leitura.
·      Confecção de livros.
·      Dvd’s de histórias infantis.
·      Listagem das palavras trabalhadas.
·      Dobraduras.
·      Construção de murais.
·      Músicas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é uma etapa essencial no decorrer do projeto, pois possibilita analisar e verificar a cada atividade desenvolvida, o envolvimento e a aprendizagem das crianças, mediante os objetivos propostos. Por tudo isso a avaliação desse projeto se dará de forma continua, permitindo ao educador, redirecionar e analisar a sua prática para que assim o trabalho se torne enriquecedor e significativo.
Assim sendo, iremos utilizar como instrumentos de avaliação registros escritos e fotográficos que relatem e retratem a participação das crianças nas atividades realizadas.

REFERÊNCIAS:
FARIA, Vitória Líbia Barreto de.; SALLES, Fátima. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. 2.ed. São Paulo: Ática, 2012.



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