quarta-feira, 15 de julho de 2015





ENCANTANDO-SE E APRENDENDO COM CANTIGAS

CRECHE 4º ANO

JUSTIFICATIVA:
As cantigas de um modo geral chamam bastante à atenção das crianças e são de suma importância para o desenvolvimento da oralidade, tendo em vista que através destas as crianças podem e devem vivenciar experiências ricas e significativas, levando-as a construção dessa linguagem, além de lhes proporcionar um acesso as tradições culturais. Segundo o RCNEI (1998, vol. III. p. 59):

Quando cantam, as crianças imitam o que ouvem e assim desenvolvem condições necessárias à elaboração do repertório de informações que posteriormente lhes permitirá criar e se comunicar por intermédio dessa linguagem.


Nesse sentido sentimos a necessidade de desenvolver o projeto ENCANTANDO-SE E APRENDENDO COM CANTIGAS, com o intuito de possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas, através de cantigas diversas. Dessa forma, as crianças terão oportunidades de interagir, pensar, criar, analisar e expressar conhecimentos e sentimentos.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas, através de cantigas diversas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer diversas cantigas.
·         Interpretar as cantigas trabalhadas.
·         Estimular o desenvolvimento da fala da criança.
·         Desenvolver a coordenação motora.
·         Ter noções de letras, números, cores.
·         Proporcionar oportunidades para socialização e consequente desinibição.
·         Desenvolver a expressividade e o equilíbrio.
·         Possibilitar as crianças o acesso à cultura.
·         Valorizar a riqueza de tradições culturais relativas às cantigas.
·         Desenvolver conceitos matemáticos a partir do tema em estudo.
·         Desenvolver o fazer artístico através de recorte e colagem, desenhos e pinturas.
·         Resgatar valores e boas maneiras indispensáveis à formação humana.
·         Estabelecer regras e normas para o convívio social.
·         Sensibilizar os alunos a adquirirem hábitos de higiene.
·         Realizar as atividades utilizando diferentes técnicas (pintura, recorte, colagem, modelagem, entre outros).
·         Explorar conceitos matemáticos: grosso, fino, alto, baixo, aberto, fechado.
·         Contribuir para o desenvolvimento do ritmo corporal, da lateralidade, respiração, percepção virtual e auditiva.
·         Estimular a capacidade de criar, analisar  e expressar vontades próprias.
·         Ampliar o repertório musical.


CONTEÚDOS:


1-    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·         Conversas formais e informais.
·         Escrita da letra inicial do nome de cada criança.
·         Desenhos direcionados e espontâneos.
·         Novidade do final de semana.
·         Leitura de imagens e objetos.

2-    MATEMÁTICA

·         Contagem oral das crianças.
·         Noções de tempo (dia, noite, manhã, tarde, dias da semana).
·         Conceitos matemáticos (quente, frio, grosso, fino, alto, baixo, fechado, aberto, muito, pouco).
·         Noções geométricas,
·         Números.

3-    NATUREZA E SOCIEDADE

·         Boas maneiras.
·         Apresentação e interpretação de diversas cantigas.
·         Participação em brincadeiras, jogos cantados e ritmos;
·         Datas comemorativas ( Festas Juninas)

4-    FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL

·         Estabelecimento de regras de convivência.
·         Uso de gentilezas cordiais.
·         Prática de higiene (do corpo e do ambiente).

5-    ARTES VISUAIS

·         Dobraduras.
·         Pinturas, colagens e recortes.
·         Manipulação de materiais como: pincel, lápis, tinta, massa de modelar, papéis, cola, tesoura e etc.
·         Desenhos livres e direcionados.

6-     MÚSICA

·         Cantigas diversas.
·         Apresentação de cantigas variadas.
·         Ouvir, cantar e gesticular músicas.
·         Participação em brincadeiras e jogos cantados.
·         Brincadeiras.

7-    MOVIMENTO

·         Participação em brincadeiras cantadas.
·         Interação corporal por meio de gestos e brincadeiras diversas.
·         Exploração de diferentes posturas corporais.

METODOLOGIA

            A efetivação do projeto se dará através de:

·         Levantamentos de dados em relação ao tema em estudo.
·         Conversas formais e informais.
·         Pesquisas.
·         Desenhos, pinturas e colagens.
·         Brinquedos cantados.
·         Cartazes.
·         Construção de objetos sonoros.
·         Contação e reconto de histórias infantis.
·         Manuseio de massa de modelar.
·         Utilização de giz de cera e pincel.



AVALIAÇÃO

A avaliação é um instrumento importante no processo ensino aprendizagem. Sendo assim, a avaliação deste projeto será contínua e ocorrerá mediante observações e registros, acompanhando o desenvolvimento e satisfação das crianças nas atividades realizadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário