quarta-feira, 15 de julho de 2015


CONHECENDO MAIS SOBRE O SAPO

PRÉ ESCOLA 1º ANO

JUSTIFICATIVA:
           A ideia de realizar este projeto surgiu a partir do interesse das crianças por este animal, quando certo dia no momento de brincadeira de roda na sala de aula uma criança viu um sapo que estava por trás da porta da sala. Foi uma correria só, todos queriam ver o sapo e de repente uma criança falou:
- Tia tire uma foto do sapo.
     
 Foi a partir dai que surgiram vários questionamentos e as crianças começaram a falar o que sabiam sobre o sapo:
_ O sapo mora no rio.
_ O sapo aparece quando chove.
_ O sapo aparece na nossa casa.
_ O sapo é verde.
_ O sapo nasce na água.
_ O sapo faz xixi e cocô e cria um rabinho.
_ O sapo é marrom.
_ O sapo é preto e verde.
_ O sapo mora no açude.
_ O sapo tem pé.
_ O sapo urina.
_ O sapo nasce da massinha que tem no açude.
_ O sapo tem olho grande.

No outro dia algumas crianças ao chegar na sala de aula foram logo olhar por trás da porta para ver se o sapo tinha voltado, e continuaram fazendo muitas perguntas sobre o sapo.
_ Qual é a cor do sapo?
_ Como o sapo nasce?
_ O que ele come?
_ Tia o sapo tem cabelo?
_ Tem sobrancelhas?
_ Será que ele tem ouvidos?
_ Será que ele tem nariz?
_ Será que usa óculos?
            Assim sendo, fica evidente a necessidade de desenvolver o projeto CONHECENDO MAIS SOBRE O SAPO em virtude da curiosidade e interesse das crianças em conhecerem mais sobre o sapo. O tema em si desperta o interesse natural das crianças já que os animais fazem-se presentes em seu mundo cotidiano. Além disso, as crianças tem contato com desenhos animados, jogos, histórias e brinquedos que os remetem a todo instante aos animais. A intenção é o que o projeto também desenvolva nas crianças hábitos e atitudes que valorizem a preservação dos animais e do meio ambiente.
            De acordo com RCNEI (vol. 3, p. 188), “o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural”.
Nesse sentido é fundamental que a escola ofereça as crianças diversas oportunidades de conhecerem e ampliarem seus conhecimentos em relação ao mundo físico e natural, levando em consideração suas necessidades e interesses.
           
OBJETIVO GERAL:
·         Responder através de pesquisas e observações as questões, as dúvidas e curiosidades das crianças em relação ao sapo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver a comunicação e expressão através de brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático na realização das atividades.
·         Criar momentos para a observação dos animais.
·         Usar o brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas potencialidades motoras.
·         Desenvolver a linguagem oral, escrita e visual.
·         Estimular o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças, entre outros.
·         Vivenciar e valorizar as datas comemorativas mais significativas.
·         Apropriar-se de recursos diversos para contação de histórias.

CONTEÚDOS
1-Linguagem oral e escrita
                          
·         Identidade e autonomia
·         Hora da novidade
·         Roda de conversas
·         Diversos gêneros textuais (poesias, músicas, contos, parlendas).
·         Produção de texto coletivo.
·         Desenho espontâneo.
·         Escrita do próprio nome e outras palavras.

2- Matemática
·         Sequência numérica
·         Classificação
·         Comparação
·         Contagem oral.
·         Formas geométricas.
·         Lateralidade.
·         Conceitos matemáticos.
3- Música e Movimentos
·           Brincadeiras com corda, bola, elásticos.
·           Participação em brincadeiras e jogos cantados.
·           Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
·           Corpo e movimento, coordenação motora ampla e fina.
·           Cantigas de roda.
4- Natureza e sociedade
·         Animais
·         Cadeia alimentar
·         Datas comemorativas
·         Festas populares.

5- Artes Visuais
·           Pintura
·           Cores
·           Modelagem
·           Dobraduras
·           Colagens
·           Desenhos
·           Confecção de brinquedos utilizando materiais de sucata
·           Confecção de maquetes
METODOLOGIA
Procurar-se-á desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, partindo de pesquisas e observações, através de:
·         Brincadeiras cantadas
·         Danças
·         Pintura
·         Recorte e colagem
·         Sucatas
·         Brincadeiras diversas
·         Utilização de TV e DVD
·         Dramatizações
·         Pesquisas, cartazes
·         Maquetes

AVALIAÇÃO:

            A avaliação do projeto ocorrerá de forma contínua e intencional, levando em consideração o envolvimento e o aprendizado das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas, através de observações e registros escritos e fotográficos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário